Menu fechado

Senar certifica produtores rurais da Baixada Maranhense

Print Friendly, PDF & Email

O evento foi prestigiado por autoridades municipais e convidados

O Senar prossegue com as suas ações de atendimento ao homem do campo. Uma de suas atividades de maior destaque nesse início do ano, tem sido a  entrega de certificados, pela entidade e parceiros, referente aos cursos  de Formação Profissional Rural (FPR) e  Negócio Certo Rural (NCR), realizados em 2017, em todo o estado.

Os produtores rurais dos municípios da Baixada Maranhense  foram agraciados por uma ação realizada recentemente na Câmara Municipal de Olinda Nova, com a participação  do superintendente do Senar, Luiz Figueirêdo, do prefeito Costinha, vereadores, secretários municipais, líderes políticos locais e de representantes dos Sindicatos dos Produtores Rurais dos  municípios de São Vicente de Férrer, Vicente Arouche e de Viana (Edvaldo Amorim Filho).

Um dos pontos altos da reunião foi a palestra realizada pelo gestor, Luiz Figueirêdo, que tratou da importância da capacitação técnica pelo Senar, beneficiando o produtor rural, tendo em vista a aplicação de ferramentas tecnológicas que fortalecerão o processo de produção e a consequente melhora das condições de vida no campo. Essa é uma prerrogativa essencial do Senar, propagada por meio de suas ações e de seus programas.

Participação

Também, no município de Viana, foi realizada uma Reunião Técnica, com a presença maciça dos moradores dos povoados  de Estrada de Rafael, Laranjal, Estrela e Preguiça, todos mobilizados  e bastantes participativos.

As demandas sobre os cursos e treinamentos do Senar ocorrem por meio de parceria entre prefeituras, associações  e/ou sindicatos.  De acordo com os organizadores, os produtores buscam qualificar-se principalmente em Piscicultura, Avicultura, Olericultura Básica e Doces e Salgados, onde acreditam tem maior chance de externar o aprendizado no mercado local.

De acordo com Edvaldo Amorim Filho, eventos como esse são importantes para a representatividade das entidades. A iniciativa fortalece o apoio e a articulação do Sindicato. Ainda de acordo com Amorim, para este ano está previsto uma demanda de parceiros não apenas para atender as comunidades, mas também para a realização da Feira Agropecuária de Viana, que será focada na capacitação dos produtores e no aumento da produção do município e das áreas circunvizinhas.

“O Senar se preocupa  em atender  as demandas  do campo e  leva por meio de instrutores, informações e conhecimentos técnicos para agregar valor aos produtos locais e regionais”, disse elogiando a presença do Senar em todas as regiões do estado, destacando em especial a  disponibilidade do superintendente, que para ele é crucial –  valorizando a entidade sindical e constatando os serviços prestados ao homem do campo.

Para o Superintendente Luiz Figueirêdo, a participação integrada dos gestores municipais com as ações do Senar é muito importante para o êxito do trabalho da instituição.

“As políticas públicas voltadas para promover o setor rural só atingem seu real objetivo quando  as pessoas que atuam nele estão preparadas tecnicamente. E, isso é que faz com que as ações do Senar alcancem resultados positivos”, destacou ele.