Bovinocultores conhecerão resultados de implantação de tecnologias desenvolvidas para produção no Semiárido

Dia de campo realizado pela FAEMA, em parceria com Instituto CNA e Embrapa, e apoio de várias instituições, deve reunir até 200 produtores, técnicos de campo e autoridades ligadas ao agro na Fazenda Serra Negra, em Colinas (MA)

Será realizado nesta sexta-feira (12), na Fazenda Serra Negra, em Colinas, no sertão maranhense, o I Dia de Campo do Projeto Forrageiras para o Semiárido, que vai apresentar os resultados de dois ciclos do projeto, realizados em unidades de referência tecnológica no estado.

A programação iniciará às 8h, e está sendo esperado um público de cerca de 200 pessoas, entre produtores rurais, lideranças sindicais, técnicos de campo, pesquisadores e autoridades municipais e estaduais. Além da programação institucional, o evento, que tem o apoio do Sindicato de Produtores Rurais de Colinas, Prefeitura Municipal de Colinas, Grupo Brandão e Sebrae, apresentará quatro estações de conhecimento, que vão informar os resultados alcançados nas duas etapas do projeto, além de compartilhar expriências e tecnologias sobre silagem, pastejo e manejo sanitário.

Confira a programação completa do evento:

7h30 – Recepção e Credenciamento

8h – Abertura Oficial
FAEMA/SENAR, Instituto CNA, Embrapa, Sebrae e Sindicato Rural de Colinas.

9h – Oportunidades de Soluções Inovadoras para Pequenos Negócios Rurais Facilitador:
Cícero Alexandre de Almeida e Silva. (Analista Técnico e Gestor Sebraetec /Sebrae-MA)

9h20 – Circuito de Estações Técnicas/Rodízio nas estações

Os participantes serão divididos em 04 grupos no momento do credenciamento e participarão de todas as estações, por meio de uma programação de rodízio, dessa forma assistindo a todas as palestras previstas, que tem uma duração de 40 minutos cada. O rodízio nas estações irá acontecer das 9h20 até as 12h.

Estação 01
Tema: Apresentação dos resultados da Fase 1 e Apresentação do Fase 2
Facilitadores: Alenilda Carvalho de Novais (Consultora de Campo/Instituto CNA) e Erico Torres (Técnico de Campo/ Instituto CNA)

Estação 02
Tema: Lavouras anuais – Produção de silagem em sistemas integrados
Facilitador: Clésio dos Santos Costa (Supervisor Técnico ATeG/SENAR-MA) e Francisco Bruno Ferreira de Sousa (Supervisor Técnico ATeG/SENAR-MA)

Estação 03
Tema: Sistema de Pastejo e apresentação dos resultados do Forrageiras Fase 2
Facilitadores: Dr. Roberto Pompeu (Pesquisador/Embrapa Caprinos e Ovinos) e Dr. Joaquim Bezerra (Pesquisador/Embrapa Cocais)

Estação 04
Tema: Manejo Sanitário dos Lotes
Facilitador: Cícero Soares dos Santos (Instrutor do Senar-MA)

12h – Encerramento / Almoço de Confraternização