Notícias Senar capacita produtor em uso eficiente da água
Print Friendly, PDF & Email

Iniciativa faz parte do Programa Nacional de Irrigação que será lançado durante o 8º Fórum Mundial da Água

Como gerenciar a água na propriedade para reduzir custos e melhorar a eficiência da irrigação é o foco do Programa Nacional de Irrigação do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), que será lançado durante o 8º Fórum Mundial da Água, em Brasília.

O programa vai capacitar o produtor rural em duas vertentes: Agricultura Irrigada, com seis cursos sobre gestão da água na irrigação através do manejo eficiente dos sistemas de irrigação e Comitê de Bacias, com um curso voltado à atuação representativa dos produtores nos comitês para defender os interesses da agropecuária brasileira.

“As representações do agro dentro dos comitês de bacias precisam ser fortalecidas. Com a capacitação, o produtor rural poderá atuar de maneira estratégica”, explica Rafael Diego da Costa, gestor do programa no Senar.

O programa terá material didático e capacitação continuada de instrutores das Administrações Regionais que participarem da iniciativa.

“Vamos mostrar para o produtor como o Senar pode ajudá-lo a economizar durante o período de irrigação, melhorar a eficiência do equipamento dele e fazer o gerenciamento adequado da água na sua propriedade”, afirma Costa.

Todo o programa tem 116 horas/aula e cada módulo pode ser feito separadamente, de acordo com o interesse do produtor.