Senar

Paisagens Rurais

O projeto Paisagens Rurais é financiado com recursos do Programa de Investimento Florestal (FIP em inglês) que são gerenciados pelo Banco Mundial. A coordenação é do Serviço Florestal Brasileiro e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) com parceria da Agência de Cooperação Técnica Alemã (GIZ), Senar, Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI), por meio do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), e Embrapa.

O foco do Projeto Paisagens Rurais é a gestão integrada da paisagem do Bioma Cerrado, preparando o produtor rural para recuperar e conservar a vegetação de Áreas de Preservação Permanente (APPs) e Reserva Legal, além de incentivar a adoção de tecnologias de baixa emissão de carbono.

O SENAR atua no projeto fornecendo 4 mil vagas de Assistência Técnica e Gerencial para pecuaristas da bovinocultura de leite e da bovinocultura de corte com propriedades localizadas nas bacias selecionadas como prioritárias, no Bioma Cerrado, nos estados da Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Tocantins.

A assistência técnica no projeto tem como objetivo a recuperação ambiental, o aumento da produtividade e geração de renda, através da melhor gestão e da adoção de tecnologias produtivas. Dessa forma, os produtores rurais poderão alcançar o desenvolvimento econômico, social e ambiental da propriedade.