Seminário promovido pelo Senar Maranhão destaca Cidadania Rural para produtores

O sistema Faema/Senar realizou o I Seminário do Programa Cidadania Rural.  O evento é uma ação do Programa Cidadania Rural, de iniciativa do Senar Brasil,  que está sendo desenvolvido por meio das Administrações Regionais em todo o país.

Palestrantes do Seminário sobre Cidadania Rural

O Programa Cidadania Rural foi criado em 1999 pelo Senar em parceria com a coordenação de Informações Institucionais do INSS para orientar e informar homens e mulheres do campo sobre direitos e deveres com foco na legislação previdenciária e tributária.

Lourival Costa do setor de Arrecadação do Senar.

O principal objetivo foi resgatar a cidadania do homem do campo por meio da disseminação do conhecimento sobre os direitos e deveres na área rural. A parceria com entidades e órgãos com capacidade de mobilização do público alvo de nosso trabalho, foi fundamental, por isso a participação do Conselho Regional de Contabilidade do Maranhão (CRC/MA).

Parceiros
As ações voltadas para a execução do programa buscam conciliar a programação das administrações regionais e parceiros em todos os estados, municípios e no Distrito Federal (DF), por meio de eventos e distribuição de materiais.

Participantes atentos às explicações dadas pelo palestrante

A programação foi direcionada ao público envolvido com atividades econômicas que se relacionam com a aérea rural e  teve carga horária de quatro horas,  quando na oportunidade, foram realizadas palestras e distribuição de material de apoio.

Wagner Anacleto da Costa, do Senar Brasil, discorreu sobre a Contribuição Previdenciária e do Senar e classificou  de grande importância a temática apresentada.

“Relevante todo o conteúdo discutido no encontro, tendo em vista que trata do cumprimento de deveres e obrigações por parte dos produtores rurais, que consequentemente lhes oportunizará o acesso aos benefícios previdenciários”, disse ele, aprovando a iniciativa e destacando que a  contribuição do Senar possibilita o cumprimento da missão institucional por meio de ações que terão como destino estes mesmos produtores rurais.

As palestras foram  ministradas por instrutores do Senar Brasil, Receita Federal e do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), onde foram apresentados os temas: Contribuição Rural, por Wagner Anacleto (Senar Brasil), Benefícios Previdenciários, por  Maria Vitória Santos (INSS) e eSocial e EFD Reinf, por Cícero Viana de Souza, (Receita Federal). Nessa empreitada, o Senar contou com a parceria de órgãos públicos e do Conselho Regional de Contabilidade.

Do Senar Maranhão estavam presentes o Assessor de Arrecadação, Sr. Lourival Santos e os agentes de Arrecadação: Liliane Feitosa, Cleiton José e Paulo Ricardo.