O sistema Faema/Senar realizou o I Seminário do Programa Cidadania Rural. O evento é uma ação do Programa Cidadania Rural, de iniciativa do Senar Brasil, que está sendo desenvolvido por meio das Administrações Regionais em todo o país.
O Programa Cidadania Rural foi criado em 1999 pelo Senar em parceria com a coordenação de Informações Institucionais do INSS para orientar e informar homens e mulheres do campo sobre direitos e deveres com foco na legislação previdenciária e tributária.
O principal objetivo foi resgatar a cidadania do homem do campo por meio da disseminação do conhecimento sobre os direitos e deveres na área rural. A parceria com entidades e órgãos com capacidade de mobilização do público alvo de nosso trabalho, foi fundamental, por isso a participação do Conselho Regional de Contabilidade do Maranhão (CRC/MA).
Parceiros
As ações voltadas para a execução do programa buscam conciliar a programação das administrações regionais e parceiros em todos os estados, municípios e no Distrito Federal (DF), por meio de eventos e distribuição de materiais.
A programação foi direcionada ao público envolvido com atividades econômicas que se relacionam com a aérea rural e teve carga horária de quatro horas, quando na oportunidade, foram realizadas palestras e distribuição de material de apoio.
Wagner Anacleto da Costa, do Senar Brasil, discorreu sobre a Contribuição Previdenciária e do Senar e classificou de grande importância a temática apresentada.
“Relevante todo o conteúdo discutido no encontro, tendo em vista que trata do cumprimento de deveres e obrigações por parte dos produtores rurais, que consequentemente lhes oportunizará o acesso aos benefícios previdenciários”, disse ele, aprovando a iniciativa e destacando que a contribuição do Senar possibilita o cumprimento da missão institucional por meio de ações que terão como destino estes mesmos produtores rurais.
As palestras foram ministradas por instrutores do Senar Brasil, Receita Federal e do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), onde foram apresentados os temas: Contribuição Rural, por Wagner Anacleto (Senar Brasil), Benefícios Previdenciários, por Maria Vitória Santos (INSS) e eSocial e EFD Reinf, por Cícero Viana de Souza, (Receita Federal). Nessa empreitada, o Senar contou com a parceria de órgãos públicos e do Conselho Regional de Contabilidade.
Do Senar Maranhão estavam presentes o Assessor de Arrecadação, Sr. Lourival Santos e os agentes de Arrecadação: Liliane Feitosa, Cleiton José e Paulo Ricardo.