A instituição levou nove cursos técnicos de curta duração para o evento realizado no IFMA Codó, em parceria também com IFMA local
Realizada em todo o país, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) realizou uma programação especial no município de Codó, no período de 30 de outubro a 01 de novembro. A iniciativa, que aconteceu no campus do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) no município teve a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) no Maranhão e Embrapa Cocais.
O presidente da Federação da Agricultura do Estado do Maranhão, Raimundo Coelho, representou a instituição na cerimônia de abertura e encerramento, quando foram entregues os certificados de nove cursos oferecidos pelo SENAR-MA em três dias de programação. O superintendente do SENAR, Luis Figueiredo, também participou da solenidade de encerramento. Quando serão entregues os certificados de nove cursos oferecidos pelo SENAR-MA em três dias de programação.
Foram oferecidos gratuitamente os cursos de pilotagem de drones, avicultura de postura, agricultura orgânica, bovinocultura de corte – manejo sanitário, análise e classificação de grãos de soja e milho, casqueamento e ferrageamento de equídeos, manejo e recuperação de pastagens, produção de conservas vegetais, compotas, frutos cristalizados e desidratados e beneficiamento primário de frutas.
“O nosso sistema tem a missão de fomentar o desenvolvimento rural e isso passa pela educação em todos os seus níveis, do técnico ao superior. Neste evento estamos oferecendo soluções que provam que o agro tem grandes oportunidades de carreira e trabalho para os nossos jovens”, acredita Raimundo Coelho.
Na programação de encerramento, que acontece a partir das 17h30, estão incluídas palestras e entrega de certificados aos participantes que cumpriram a carga horária proposta.
Entre os temas da solenidade estão “A missão do Sindicato dos Produtores Rurais de Codó”, com o presidente da entidade sindical, Iedo Barros; “A missão do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural”, apresentado pelo superintendente da instituição, Luís Figueiredo; e “O Novo Sindicalismo Rural Brasileiro”, que será debatido pelo presidente do Sistema FAEMA/Senar, Raimundo Coelho.