Presidente da Faema visita o sindicato rural de Bacabal

Bacabal 1Com o objetivo de difundir tecnologia que permite a recuperação de pastagem em áreas de produção de grãos, carne e leite, na região do Médio Mearim, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Maranhão (Faema), José Hilton Coelho de Sousa, participou, no sábado (22), de uma reunião de trabalho na sede do sindicato rural de Bacabal (Sirba), com produtores rurais interessados na implementação do Programa Integração Lavoura-Pecuária-ILP.

Na oportunidade, ele foi recepcionado pelo presidente do Sirba, Pedro Lustoza. O presidente da Faema estava acompanhado do consultor Cesar Viana e do produtor rural, Reginaldo Vieira.

A Integração Lavoura-Pecuária é um sistema produtivo que incentiva a diversificação, a rotação, a consorciação e a sucessão das atividades agrícolas e pecuárias dentro da propriedade rural, de forma planejada. Possibilita também, como uma das principais vantagens, que o solo seja explorado economicamente durante todo o ano, favorecendo o aumento na oferta de grãos, carne e leite.

Logo após a reunião, os produtores rurais foram convidados para uma visita a uma propriedade rural, naquele município, com o objetivo de conhecer a experiência na implantação do sistema ILP.

O produtor rural Reginaldo Vieira fez uma explanação de sua experiência com ILP no município de Fortuna, seguido de uma ampla discussão entre todos os participantes. “Já faço a ILP há 10 anos e meu lucro é bastante significativo”, adiantou Reginaldo. Também esteve presente o produtor rural Raimundo Gaspar, proprietário da fazenda Agropecuária Gaspar, que já implantou, com sucesso, essa tecnologia de integração lavoura pecuária em sua propriedade no município de Peritoró.

Participaram também do evento, os produtores rurais Ramoni Garcia Arraes, Walter Lima Gomes, Raimundo Moura Sobrinho, João Cristiano Pinheiro e João Cruillas.

A Faema, em parceria com a Embrapa, já adiantou a realização de um Dia de Campo, na fazenda Canaan, em Bacabal, para difusão das vantagens da ILP. Falta a confirmação da data do evento, que será amplamente divulgado.