Mulheres de Bom Jardim são atendidas pelo programa Saúde da Mulher Rural do Senar

Prefeitura e Senar juntos no programa Saúde da Mulher.

O sistema Faema/Senar realizou neste sábado (16), em Bom Jardim, no povoado Tirirical, o programa Saúde da Mulher Rural. A ação atendeu, na ocasião, sessenta mulheres com o exame preventivo de câncer do colo do útero (Papanicolau), que ao final, receberam kit de higiene e beleza.

Realizado no Centro de Saúde da localidade – a iniciativa contou com a parceria da prefeitura municipal, por meio da Secretaria de Saúde incluiu serviços médicos (consultas) com entrega de medicamentos, odontológicos, fisioterapêuticos, palestras, testes rápidos, vacinas, aferição de pressão e de beleza, como corte de cabelo para homens e mulheres e sobrancelhas.

Todo o movimento foi coordenado pela enfermeira Daniela Araújo dos Santos e equipe do Programa Saúde da Família (PSF) e os líderes comunitários Rone do Igarapé dos Índios e Elisnelson do Novo Caru.

 

Entrega de kit de beleza pelo Senar, às mulheres de Tirirical.

Do sistema Faema/Senar coordenou o processo Yolanda Gomes, com o apoio de Thaysa Correia e Liliane Moreno. O superintendente Luiz Figueiredo, prestigiou o evento, ministrando palestra sobre os trabalhos do Senar.

Importancia

Para o Secretário de Saúde, Wagner Varão, é de grande importância manter parceria com o Senar para levar conhecimento através de cursos e atendimento de saúde.

“Quero agradecer a parceria com o Senar por trazer esta ação hoje no povoado Tirirical. Trago aqui o agradecimento da nossa prefeita Cristianne de Araújo Varão e destacar a nossa parceria. Nos colocamos sempre à disposição para todos os momentos”, ressaltou o gestor.

Rosa Araújo Ferreira, é dona de casa, tem 77 anos e é mãe de sete filhos e nunca havia feito o   exame preventivo. Ela disse ter aprendido através da palestra ministrada pelo Senar, a necessidade de  fazer o Papanicolau para evitar doenças graves, como o câncer.

Serviços odontológicos foram ofertados na ação de saúde.

“Foi muito bom trazer este trabalho para cá. Assim a gente pôde fazer o exame e aprender mais sobre a nossa saúde”, disse a dona de casa.

Outra satisfeita é Luzia de Aguiar, de 67 anos, também moradora de Tirirical. Ela ressalta que todos os anos faz o exame no mês de outubro, dedicado à prevenção do câncer de mama.

“Faço o exame todos os anos, ‘no outubro rosa’. E este movimento em favor da saúde da mulher é de grande importância para nós. Aqui já aproveitamos em um só dia, e fazemos logo outros serviços essenciais para a saúde”, disse ela.

Programa Saúde da Mulher Rural tem como objetivo contribuir para a mudança e melhoria das condições de vida e saúde integral das mulheres do meio rural, com ações de educação em saúde e ampliação do acesso aos serviços disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS), em parceria com Secretarias de Saúde Secretarias de Saúde e prefeituras.

Testes rápidos de glicemia foram ofertados aos moradores.

As ações têm como foco prioritário a educação em saúde, com prevenção, diagnóstico precoce, vacinação, questões de gênero, violência doméstica, prevenção do câncer do colo do útero, da mama, das doenças sexualmente transmissíveis, entre outros, com o intuito de promover o controle de fatores de riscos que afetam diretamente a saúde da mulher rural.

Este Programa pretende sensibilizar e empoderar as mulheres do meio rural para escolhas corretas a fim de promover a saúde física e mental, bem como mudanças de comportamentos que impactam na qualidade de vida individual e coletiva.