Conhecimento e grandes negócios dão a tônica na Agrofeira de Bacabal

Encerramento de cursos. Mesa com derivados do leite, em Bacabal.

A décima sexta Agrofeira de Bacabal foi, mais uma vez, destaque na região do Médio Mearim e no Maranhão. Realizada pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Bacabal, com o apoio do sistema Faema/Senar parceiros, a exposição foi considerada a maior de todas as edições.

Tendo a participação de empresas agropecuárias, criadores, empreendedores e comerciantes do ramo da bebida e comida, dentre outros. No local, foi possível encontrar maquinários modernos, produtos regionais, animais de alta qualidade, expositores, leilões, workshops e shows artísticos.

O sistema Faema/Senar ministrou durante o evento, quatro cursos de formação profissional rural, aos produtores rurais e estudantes das ciências agrárias, como: operação e manutenção de máquinas agrícolas, derivados do leite, doma racional e pilotagem de drone.

Solenidade de encerramento de cursos.

No espaço institucional, foi possível encontrar as Oficinas de Transformação da farinha e de cachaça, com profissionais especializados para atender ao grande público. Consultoria e material e equipe de apoio também integraram as ações desempenhadas pelo sistema Faema/Senar, na Agrofeira.

Derivados

O ponto alto do evento agropecuário foi o encerramento dos cursos, realizado no estande com a mostra de produtos derivados do leite, na presença do presidente Raimundo Coelho, do superintendente Luiz Figueiredo.

A solenidade contou ainda com a presença do deputado estadual, Roberto Costa e da vereadora Natália Duda. Também estavam  diretores do Sindicato Rural de Peritoró, o coordenador regional da ATEG/Senar, Rodrigo Castro e equipe técnica da regional. Os treinandos de todos os cursos ofertados durante a feira, se fizeram presentes e se confraternizaram no final com a presença de todas as autoridades.

Raimundo Coelho e Ramon Arrais, durante cerimônia na Agrofeira.

Para o presidente do sistema Faema/Senar, Raimundo Coelho, a Agrofeira teve grande participação de empresas do setor agropecuário e também de muitos produtores rurais que vieram buscar conhecimento, onde o Senar mais uma vez atuou muito bem, ministrando vários cursos para o público.

“Para nós é uma honra mais uma vez participar deste evento maravilhoso que vai desenvolver  o agronegócio da região de Bacabal”, ressaltou ele.

Ainda destacando os treinamentos levados pelo sistema Faema/Senar, o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Bacabal, Ramon Arrais, ele fala da importância dos negócios realizados durante o evento, mas agradece a parceria com o sistema Faema/Senar na ministração de cursos.

“A Agrofeira não teve somente negociação de máquinas e implementos agrícolas e de animais de alto porte e qualidade, mas também conhecimento através do Senar, aos jovens da nossa cidade por intermédio dos cursos oferecidos. Uma excelente oportunidade para que eles venham a adquirir profissão e se qualificar para o trabalho no campo”, disse o gestor sindical.

Oficina de transformação de cachaça durante a Agrofeira.

O técnico agrícola e aluno do curso de Pilotagem de Drone, Rosberg Sousa Pereira, disse que o treinamento que fez foi um divisor de águas.

“Para nós que já estamos no mercado e vamos levar tecnologia e vamos levar tecnologia para o futuro. É presente, passado e futuro. É de grande valia para o campo agregar ao rendimento nas aplicações de defensivos, mapeamentos e outras atividades no campo”, afirmou o jovem profissional.