Definidas diretrizes para as próximas etapas do projeto ABC Cerrado

Projeto é fruto de parceria do SENAR com o MAPA e Embrapa para disseminar práticas de agricultura de baixa emissão de carbono, com recursos do Banco Mundial

Luiz Antônio Figueiredo – Superintendente do Senar-MA

(Brasília, 08/12/2015) – Superintendentes de Administrações Regionais do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e gestores do Programa ABC Cerrado de oito Estados que compõem o bioma se reuniram nesta terça-feira (8/12) com os gestores do SENAR Brasil, na sede do Sistema CNA/SENAR, em Brasília. Na pauta, informações sobre o andamento do programa e alinhamento de estratégias e prazos para a execução das ações previstas para 2016.

O secretário executivo do SENAR Brasil, Daniel Carrara, reforçou que a instituição está com uma série de iniciativas que precisam atender normas internacionais, como o próprio ABC Cerrado, que tem o Banco Mundial como agente financeiro, e o programa Rural Sustentável, que será realizado em parceria com o governo do Reino Unido, com repasse de verba pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

“O SENAR é a instituição que executa as ações desses programas e precisamos interagir para alinhar as informações, já que temos a expertise de formação profissional rural e assistência técnica, mudando apenas a tecnologia de acordo com o programa e as regras de cada organismo internacional”, observou Carrara.

A chefe do Departamento de Educação Profissional e Promoção Social (DEPPS) do SENAR, Andréa Barbosa Alves, comentou a dinâmica da reunião e explicou que haverá um sistema de avaliação do projeto ABC Cerrado, que vai permitir o monitoramento físico e financeiro. “Isso vai permitir a melhoria da execução do programa ABC e atenderá as solicitações do Banco Mundial”, considerou Andréa.

Daniel Carrara do SenarO coordenador técnico do Projeto ABC Cerrado Mateus Tavares, apresentou a estrutura de funcionamento do projeto e o papel de todos os envolvidos no ABC Cerrado, falou sobre o fluxo de informações dentro do projeto e informou as próximas etapas do programa. “Logo no início de 2016 serão abertas as inscrições para as seis capacitações que abordarão as tecnologias Sistema de Plantio Direto, Florestas Plantadas, Integração Lavoura Pecuária Floresta, Recuperação de Pastagens Degradadas, no bioma Cerrado. Os cursos terão carga horária de 56 horas, divididas em 4 módulos”, adiantou.

Expectativa nos Estados

No segundo semestre de 2015, foram realizados seminários de mobilização do Programa ABC para produtores rurais dos estados da Bahia, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Piauí, Tocantins e no Distrito Federal.

Em Goiás, foram 15 seminários que reuniram aproximadamente mil produtores interessados em conhecer as tecnologias de baixa emissão de carbono.

O gestor do Departamento Técnico do SENAR/GO, Flávio Henrique Silva destacou a importância da reunião. “Serve para avaliar o que deu certo, para fazer ajustes e melhorias. É uma grande oportunidade para nós, do SENAR, desenvolvermos um bom trabalho perante os parceiros e mostrar a nossa força, competência e capacidade para transformar a vida dessas pessoas do campo. Reuniões como essa também trabalham a nossa motivação para que em 2016 as próximas etapas do programa aconteçam da melhor forma possível”, declarou Flávio.

O Superintendente do SENAR do Maranhão, Luiz Figueiredo contou que em dois seminários a instituição mobilizou mais de 700 produtores rurais no Estado. “Esse número foi muito superior à nossa expectativa, que era de 200 participantes por evento. Isso ocorreu graças ao apoio de instituições parceiras no Estado. Agora estamos na expectativa para o início das capacitações técnicas”, finalizou.

Assessoria de Comunicação do SENAR
(61) 2109-1332
www.senar.org.br