Ações do sistema Faema/Senar são destaque na Expoema 2023.

Governador Carlos Brandão em visita ao estande do Senar, junto da presidente da Assembléia, Iracema Vale.

Com  larga experiência em Feiras e Exposições Agropecuárias, levando conhecimento e tecnologia, o sistema Faema/Senar  foi destaque na sexagésima terceira Exposição Agropecuária do Estado do Maranhão (Expoema), ocorrida entre os dias 3 e 10, no Parque Independência, em São Luís.

Com vistas a fortalecer o agronegócio no Estado, a Expoema realizada pela Associação dos Criadores do Estado do Maranhão (Ascem), e pelo Governo do Estado, reuniu diversas instituições, empresas do setor produtivo rural e comércio.

Nesta edição, a Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão (Faema) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), parceiros do evento, ministrou 14 cursos com foco na expansão de conhecimento e tecnologia para o empreendimento nas propriedades rurais maranhenses.

Produtores rurais, estudantes universitários e visitantes,  conheceram a vitrine tecnológica  de Irrigação, montada ao lado do estande institucional do sistema Faema/Senar e Sebrae, parceiros nesta edição da  Expoema.

O público conferiu também a Oficina de transformação da cachaça e Consultoria especializada feita pelo supervisor técnico do Senar, Gustavo Melo.

Encerramento de cursos, no estande do Senar.

Contrato

Em meio a uma programação bastante diversificada, foi realizada, solenidade de assinatura de contrato por 40 novos técnicos de campo que se juntarão aos 260 já contratos, para  atuarem em  propriedades rurais de vários municípios  por meio da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), Presentes neste ato, gestores sindicais, produtores rurais assistidos na região metropolitana (São Luís, Raposa, São José de Ribamar e Paço do Lumiar) e equipe técnica do sistema Faema/ Senar.

O presidente Raimundo Coelho, o superintendente do Senar, Luiz Figueirêdo, o gerente da ATeG, Epitácio Rocha e líderes sindicais filiais aos sistema Faema/Senar, participaram de reunião com o governador Carlos Brandão que durante Governo itinerante realizado dia 7, almoçou com representantes do setor rural, para juntos alinharem pautas importantes para o desenvolvimento do agronegócio no Estado.

Prática do treinamento Casqueamento, ministrado no Parque Independência.

O encerramento dos treinamentos: Manejo alimentar, Casqueamento, Derivados do leite, Manutenção e manutenção de máquinas e tratores agrícolas e Doma, reuniu dezenas de concludentes além de instrutores, equipe do Senar,  Sebrae, Fundepec e convidados.

“Uma alegria participar desta imensa Exposição que a cada dia se fortalece, trazendo ações para o fortalecimento do agronegócio. Este ano mais uma vez, estivemos juntos do Sebrae em um mesmo espaço, recebendo a todos que precisam investir no seu negócio, e que vê em ambas as instituições a possibilidade de poder crescer e melhorar de vida”, disse Raimundo Coelho ao tempo que parabenizou toda a organização do evento, que teve  à frente o presidente da Ascem, Ricardo  Ataíde, o Governo do estado e os demais apoiadores da Expoema 2023.