Técnicos de campo são treinados para atuarem no Plano ABC Cerrado

Senar  qualifica profissionais para atender produtores rurais do bioma cerrado

 

Andreia Barbosa, do Senar Brasil, participou da abertura da primeira turma de capacitação do ABC Cerrado.
Andreia Barbosa, do Senar Brasil, participou da abertura da primeira turma de capacitação do ABC Cerrado.

Teve início esta semana, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem  Rural, (Senar), treinamento   a uma equipe de técnicos, que  atuará no bioma cerrado do Maranhão com aplicação de novas tecnologias preconizadas pelo projeto ABC Cerrado.

Tayrone Prado inicia  capacitação  no Hotel Premier.
Tayrone Prado inicia  capacitação  no Hotel Premier.

A capacitação trata da Metodologia de Assistência Técnica e Gerencial, (ATeG) e inclui 32 participantes, (técnicos agropecuários, médicos veterinários, zootecnistas e engenheiros agrônomos),  que atenderão aos produtores rurais selecionados a partir de julho. A seleção destes profissionais foi feita criteriosamente através da análise dos currículos. A capacitação prevê uma visita ao campo com o intuito de levar os participantes a  exercitar os conhecimentos  que receberão no treinamento.

Projeto ABC Cerrado

Na   abertura  participaram, a chefe do Departamento de Educação Profissional  e promoção Social do Senar Brasil,  (Depps), Andrea Barbosa, o superintendente  Luiz Figueiredo, o gerente de Assistência Técnica e Gerencial, (ATeG), Epitácio Rocha, o instrutor do Senar Brasil, Tayrone Prado, além da médica veterinária do Senar, Aline Saldanha, coordenadora do Projeto ABC Cerrado no Senar.

Durante o treinamento, o instrutor capacitará os técnicos na metodologia de Assistência técnica e gerencial. Ao final do treinamento os novos técnicos estarão aptos à atender os produtores selecionados pelo projeto, realizar transferência de tecnologia aos produtores e gerenciamento de suas propriedades.

Ação conjunta do SENAR, do Ministério da Agricultura e da Embrapa, o Projeto ABC Cerrado difunde e incentiva a adoção de práticas sustentáveis para a redução das emissões de gases de efeito estufa e sensibiliza o produtor para que ele invista na sua propriedade para impulsionar produtividade e renda, mantendo o meio ambiente preservado.

O SENAR é responsável pela capacitação dos produtores nas tecnologias e pela assistência técnica e gerencial de propriedades rurais, com recursos do Programa de Investimentos em Florestas (FIP, sigla em inglês) – administrados pelo Banco Mundial, que doou US$ 10,6 milhões para a execução do projeto.

O ABC Cerrado atende oito Estados do Bioma Cerrado (Goiás, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Maranhão, Bahia, Piauí, Minas Gerais e o Distrito Federal), num período de três anos.  Ao todo, 12 mil produtores rurais vão receber capacitação.