Alunos de cursos do Pronatec/Senar são certificados

 

05_05B

 

 

Alunos dos cursos de Assistente de planejamento, programação e controle de produção, e Horticultor orgânico receberam seus certificados esta semana, em Chapadinha. Os cursos foram desenvolvidos durante os meses de setembro a outubro de 2015. A articulação da capacitação para o município foi possível através da parceria do Sindicato dos Produtores rurais, Senar-MA e Prefeitura de Chapadinha por meio da secretaria municipal de Assistência Social.

 O Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, José Luzia entrega certificado a participante do curso.
O Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, José Luzia entrega certificado a participante do curso.

O curso de Assistente de Planejamento, Programação e Controle de Produção é pioneira no estado, sendo a primeira turma de Chapadinha. No total, 19 alunos participaram de todas as aulas, estando aptos para o mercado de trabalho.

Segundo a coordenadora do Pronatec/Senar, Carla Garcês, a demanda para as capacitações desse nível é muito grande, a expectativa é que o município seja contemplado com outras capacitações tanto na zona rural como urbana. “Apesar do Pronatec já ter capacitado e formado mais de 1000 jovens e adultos, a demanda de pessoas que buscam capacitação profissional, é grande”, ressaltou Carla.

O curso de Horticultor Orgânico realizado no povoado Poções também formou dezenove alunos, integrando um ciclo de desenvolvimento no meio rural. Pois através das instruções repassadas durante as aulas foi possível conscientizar os produtores rurais quanto a sustentabilidade ambiental.

Para o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Chapadinha, José Luzia, a capacitação profissional é o melhor meio para ter acesso a oportunidades em todas as áreas. “Acredito que por meio do conhecimento adquirido através dessas capacitações é possível fazer profissionais competentes para o mercado de trabalho e que saibam produzir e ao mesmo tempo cuidar do meio ambiente”.

Com a formação e devida certificação de mais uma turma, fruto de parcerias consolidadas no município, os profissionais da área que antes estavam sendo buscados em outros estados, já podem ser encontrados no município, pronto para gerenciar e administrar com competência, médias e grandes propriedades.