Evento integrou a programação do Espaço Juntos pelo Agro e destacou temas como inovação, sanidade animal e assistência técnica no campo
Realizado na manhã do dia 23 de julho, no auditório da Expoagra 2025, o 2º Encontro de Produtores Rurais de Grajaú e Região reuniu produtores, técnicos, lideranças e representantes de instituições públicas e privadas para um momento de escuta, troca de experiências e qualificação técnica sobre os desafios e soluções para o desenvolvimento da agropecuária no sul maranhense.
A iniciativa é parte da programação oficial do Espaço Juntos pelo Agro, uma parceria entre o Sistema Faema/Senar e o Sebrae Maranhão, que promoveu ações conjuntas durante toda a Expoagra, com foco na valorização da produção local e no fortalecimento dos pequenos negócios rurais.
Durante a abertura do evento, o presidente do Sindicato Rural de Grajaú, Raimundo Simas, destacou a importância de manter o diálogo técnico com os produtores. “Nosso objetivo é manter os produtores bem informados e cada vez mais preparados para superar os desafios do campo. Agradecemos aos parceiros por apoiarem esse momento”, afirmou Simas.
O gerente do Sebrae em Grajaú, André Veras, reforçou a atuação conjunta no apoio ao empreendedorismo rural: “O Sebrae está lado a lado do Senar, da Faema, do Sindicato, e dos produtores para transformar conhecimento técnico em produtividade, renda e sustentabilidade”, disse.
Já o presidente da Faema, Raimundo Coelho, lembrou que os avanços no campo exigem capacitação constante e integração entre instituições: “Grajaú tem protagonizado grandes iniciativas e este encontro mostra a força das parcerias no desenvolvimento do agro”, concluiu.
Programação Técnica – A programação seguiu com uma série de palestras técnicas. O supervisor do Senar, Clésio Costa, apresentou os resultados da assistência técnica na bovinocultura de corte na região. Na sequência, os técnicos Marcos Pedro e Cícero Soares abordaram temas como manejo alimentar para piscicultura, sanidade animal e soluções inovadoras para o campo. O analista técnico do Sebrae, Jorge Brito, apresentou as oportunidades do programa Sebraetec para levar inovação a preços subsidiados para o campo.
O encerramento ficou por conta da equipe da Aged-MA, com a palestra com o Chefe de Regional de Aged, David Hans da Silva Araújo que palestrou sobre legislação e fiscalização para o uso de drones agrícolas.
O presidente do Sindicato Rural de Grajaú, Raimundo Simas, comemorou o sucesso das ações. “Mais uma vez fechamos a programação técnica capacitando centenas de produtores rurais e fortalecendo nossas parcerias locais”, disse.