Novo Sindicato fortalece a representatividade e o desenvolvimento rural em Santo Antônio dos Lopes

Inauguração do Sinprosal marca um novo capítulo de organização, capacitação e apoio direto aos produtores rurais do município

Entrega de certificados durante inauguração do Sinprosal.

A melhoria das condições de trabalho e o fortalecimento do produtor rural são a tônica do Sindicato dos Produtores Rurais de Santo Antônio dos Lopes (Sinprosal), inaugurado neste final de semana. A solenidade reuniu o presidente do Sistema Faema/Senar, Raimundo Coelho, a diretoria sindical, produtores rurais e convidados, celebrando a consolidação de um espaço voltado ao desenvolvimento do agro local.

Fundado em agosto deste ano, o Sinprosal tem à frente o presidente Elias Bisneto, que também exerce o cargo de secretário municipal de Agricultura e conduziu o evento de inauguração. Com dedicação, liderança e visão estratégica, Bisneto inaugura um novo ciclo de fortalecimento da representatividade rural na região, ampliando o diálogo e a organização dos produtores.

Momento do corte da fita, na inauguração do Sinprosal.

Para conduzir a entidade sindical, o presidente conta com o apoio do produtor rural Adriano Eugênio, que integra a diretoria como vice-presidente e contribui para o fortalecimento institucional do sindicato. A união da classe produtiva e o trabalho coletivo foram destacados como pilares essenciais para o crescimento sustentável do setor agropecuário no município.

Certificados
A programação do evento também foi marcada pela entrega de certificados dos cursos de Formação Profissional Rural (FPR). Foram certificados participantes dos cursos de Artesanato de fibras naturais da banana, Artesanato de fibras naturais do babaçu e Inseminação artificial de bovinos, evidenciando o investimento contínuo em qualificação e geração de renda no campo.

Homenagens foram feitas durante o evento.

Outros cursos realizados pelo Senar no município terão seus certificados entregues em uma próxima oportunidade, dentre eles: Operação de máquinas e regulagem de implementos agrícolas para preparo e correção do solo; Operação e manutenção de tratores agrícolas; Associativismo; Cooperativismo; Sindicalismo rural; Produção de silagem; Aproveitamento integral de produtos de origem vegetal; Produção de conservas vegetais e compotas.

Produtores rurais participam da celebração em Santo Antônio dos Lopes.

A inauguração do espaço representa uma conquista histórica. “É com imensa satisfação que celebramos a inauguração do Sindicato dos Produtores Rurais de Santo Antônio dos Lopes, contando com o importante apoio da Faema e do Senar, por meio do seu presidente Raimundo Coelho. Este é um momento histórico que reforça o nosso compromisso com o desenvolvimento rural e com o fortalecimento do setor agropecuário. Hoje celebramos um marco para o nosso município e para todos que dedicam suas vidas ao trabalho no campo”, destacou Elias Bisneto.

Também satisfeito com o trabalho desenvolvido pelo novo sindicato, o presidente do Sistema Faema/Senar, Raimundo Coelho, visitou as instalações, participou da inauguração e ressaltou a atuação da Federação em todo o Maranhão.

Equipe do sistema Faema/Senar com o presidente Elias Bisneto.

“Estou satisfeito em ver que avançamos muito em organização e em realizações. Este foi um ano muito rico em produtividade. Realizamos diversos eventos em prol do homem do campo, reorganizamos e inauguramos sindicatos e fortalecemos as nossas ações. É momento de comemorar e, principalmente, de continuar com o trabalho que vem dando certo, sempre focado no bem-estar e na melhoria do produtor rural maranhense”, afirmou ele.