Técnicos de campo do Senar são treinados pela Embrapa para atuar na cadeia do arroz

Técnicos e instrutores que atuam no desenvolvimento da cadeia produtiva do arroz, ligados ao Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), acabam de ser treinados pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com vistas a melhorar a prestação dos serviços de campo em apoio à essa atividade produtiva.

A iniciativa é resultante de uma parceria entre as duas entidades e tem por objetivo atualizar os técnicos do Senar nas soluções tecnológicas de manejo da cultura do arroz no Maranhão. O evento reuniu técnicos de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar voltados a entender mais, sobre o sistema de produção do arroz.  O curso contou com participação   de técnicos instrutores da Embrapa e da Universidade Estadual do Maranhão.

No que tange às soluções tecnológicas e sua transferência para os produtores de arroz, o analista da Embrapa Cocais Carlos Martins Santiago, ministrou repasses técnicos sobre o  “Manejo da cultura do arroz: desafios, tendências e soluções para a obtenção de altas produtividades no Maranhão” e “Transferência de tecnologia e extensão rural: oportunidades para promoção do desenvolvimento regional”.

Incentivo

O superintendente do Senar, Luiz Figueiredo juntamente com a Chefe da Embrapa Cocais abriram o evento que ocorreu durante todo o dia na sede da entidade, no Turu.

Em sua apresentação Figueiredo incentivou os participantes: “Acredito em toda a equipe que está presente aqui, pois são vocês que fazem a diferença no campo, principalmente na cadeia produtiva do arroz. Precisamos fazer o diferencial”, disse ele.

Para o supervisor de campo do Senar, Rozalino Aguiar, esse tipo de parceria feita com a Embrapa, garante a disseminação de tecnologias e informações e técnicas testadas e comprovadas.

“O treinamento dos técnicos de campo garante o repasse dessas informações com qualidade e responsabilidade para que cheguem as informações corretas ao homem do campo”, disse Aguiar.

A Chefe da Embrapa Cocais, Maria de Lurdes Mendonça Santos, disse que se sente lisonjeada com a possibilidade dada para que esta capacitação acontecesse, porque o Senar fará chegar mais diretamente essas técnicas ao produtor rural.

“A Embrapa tem muitas tecnologias, conhecimentos, inovações, mas que precisam ser levados até o produtor para a melhoria da renda e da produtividade. O Senar é o elo importante para que essas tecnologias cheguem de forma adequada até o produtor”, frisou ela.

A Chefe da Embrapa, Maria de Lurdes, fala sobre a importância das tecnologias a serem aplicadas na produção do arroz no estado.
Luiz Figueirêdo durante abertura do curso, na sede da Embrapa.