Faema empreende a I etapa do programa CNA Jovem

O jovem instrutor Paulo Ricardo Belo, durante abertura dos trabalhos na sede do sistema Faema/Senar.

Jovens e diretoria da Faema na I etapa do programa CNA Jovem.

Dezesseis jovens vocacionados para o agronegócio no Maranhão, participaram da primeira etapa do programa CNA Jovem, ocorrida essa semana na sede do sistema Faema/Senar. na presença do presidente em exercício. Os participantes vieram dos municípios de Balsas, Caxias, São Luís, Chapadinha e Monção para participarem da programação e entender a proposta do programa que tem por objetivo desenvolver novas lideranças para o campo e para o Brasil.

Voltado para brasileiros com espírito de comando, com idade entre 22 e 30 anos, o programa vai preparar jovens do meio rural para impulsionar ainda mais o setor agropecuário, que transformou o país de importador a maior exportador mundial de alimentos.

O jovem que participa do programa terá oportunidade de envolver-se em trabalhos e discussões de grande relevância para o Brasil e terá acesso a lideranças de referência em nossa sociedade.

As edições estaduais passaram a acontecer desde 2016 – quando foi ampliado seu alcance e profundidade. Os três jovens que se destacarem com maior potencial de ascendência na etapa estadual, serão convidados a participar da etapa nacional do programa CNA Jovem.

Empreendedora

A metodologia para a etapa nacional do programa baseia-se num modelo inovador de liderança empreendedora. O jovem será estimulado a construir e planejar sua trajetória de liderança em uma das cinco dimensões seguintes: Sindical, Institucional, Política, Empreendedora ou Acadêmica.

A etapa nacional se encerra com a escolha dos vencedores pelos próprios participantes, o que legitima o papel e o projeto de liderança dos escolhidos junto a seus pares.

Participou da solenidade de abertura o presidente do sistema Faema/Senar, José Hilton Coelho de Sousa, a gestora do CNA Jovem estadual, Yolanda Gomes e os instrutores Paulo Ricardo Coelho e Terezinha Costa Borges.

Em seu discurso, o presidente destacou as ações e programas desenvolvidos pelo Senar e a importância da participação do jovem maranhense no programa CNA Jovem.

“O CNA Jovem é mais uma etapa que está acontecendo aqui no estado e em todo o país, de grande importância para o futuro e para a agropecuária. Trata da formação de jovens, na sucessão de gestão das propriedades, e também, na formação de lideranças sindicais. Eles serão o futuro. Futuro produtores, as futuras lideranças e não somente do rural, mas também, lideranças políticas”, acentuou ele.