O superintendente do Senar, Luiz Figueiredo, esteve esta semana visitando diversas cidades da região tocantina. Uma das principais razões de sua passagem por aqueles municípios foi discutir e firmar parcerias para o desenvolvimento da agricultura e pecuária na região, por meio de capacitação técnica de produtores rurais, mas também discutir a participação do Senar em eventos que integram o calendário da agricultura do estado. Em sua passagem, o superintendente esteve na companhia de dirigentes do sindicato dos produtores rurais de Imperatriz, (Sinrural) e de Porto Franco, (Sinpra).
A pauta foi composta por discussão sobre a participação do Senar na 47ª Exposição Agropecuária de Imperatriz, (Expoimp) que acontece de 4 a 12 de julho no Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva.
Na oportunidade, foi debatida a participação desta instituição na 19ª Exposição Agropecuária de Porto Franco, (Expofran), também prevista para o próximo mês de julho. Foram pactuados ainda, em conjunto com a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Sagrima), cursos, oficinas e palestras que farão parte da programação do evento.
Para encerrar sua visita à região, Luiz Figueiredo participou da montagem do painel de pecuária de corte do programa Campo Futuro do Senar e da certificação de treinandos, juntamente com representante do Sebrae, no povoado São Miguel, (Porto Franco), e na sede do município de Estreito, com a presença de autoridades da região e de sessenta produtores rurais certificados, por meio do programa Negócio Certo Rural, (PNCR). Os participantes do curso de Cadastro Ambiental Rural, (CAR), também foram agraciados com seus certificados.
Neste evento estavam presentes diversos convidados, dentre eles o suplente de deputado Federal Deoclides Macedo, (PDT), o presidente da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão, (Agerp), e vice-prefeito de Porto Franco, Fortunato Macedo, secretários municipais de agricultura, meio ambiente e produtores rurais e empresários do setor.