Capacitação no auditório da Faema fortalece parceria com o Incra

A Superintendência Regional do Incra/MA, realizou na sexta-feira (12), no auditório da Faema,  uma capacitação para instalação da Sala da Cidadania e as inovações no novo Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR). O treinamento contou com a presença, na abertura e no encerramento, do presidente do sistema Federação da Agricultura e Pecuária do Maranhão e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Faema/Senar), José Hilton Coelho de Sousa,

De acordo com informações da coordenadora do evento do Incra/MA, Maria do Socorro Prazeres,  o treinamento foi destinado a todos os responsáveis por Salas da Cidadania instaladas e em funcionamento nos municípios, conforme acordos de cooperação celebrados entre o Instituto e as instituições parceiras como a Faema.

As Salas da Cidadania do Incra são espaços virtuais, que contém avisos, informações sobre programas e ações da autarquia e como acessá-los. Viabiliza ao proprietário rural acesso aos serviços oferecidos pelo Incra, entre os quais a emissão de CCIR.

Para o presidente da Faema, José Hilton, essa capacitação fortalece a parceria com o Incra e os produtores rurais que precisam do registro das terras para incluí-las no processo produtivo. Ele destacou o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR), documento emitido pelo Incra que constitui prova do cadastro do imóvel rural e é indispensável para desmembrar, arrendar, hipotecar, vender ou prometer em venda o imóvel rural e para homologação de partilha amigável ou judicial.“Neste semestre realizamos também muitos treinamentos e palestras sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR)”, destacou.

Participaram do treinamento representantes de prefeituras municipais, do Senar e sindicatos rurais.