Sindicato de Vargem Grande comemora reestruturação com entrega de certificados e festa cultural

Entrega de certificados, durante solenidade em Vargem Grande

A diretoria do Sindicato dos produtores rurais de Vargem Grande (Sindvargem), reuniu seus membros, convidados e gestores do sistema Faema/Senar para prestigiar o evento de comemoração de 1 ano de reestruturação da entidade, que foi criado oficialmente em 1971.

A solenidade contou com o apoio do presidente Raimundo Coelho e do superintendente, Luiz Figueiredo, além do coordenador regional de Assistência Técnica e Gerencial, Rodrigo Castro e os técnicos de campo.

Luiz Figueiredo fala da importância do conhecimento para o setor rural.

O ato incluiu fala das autoridades, entrega de certificados de Cursos de Formação Profissional Rural (FPR) e de Promoção Social (PS) e ao final, houve apresentação cultural local com aboio (toadas – canto monótono do vaqueiro, dirigido à boiada) e tambor de crioula.

Organizado pela presidente Keyssyane Soeiro, a tesoureira Alana Mesquita e equipe, a celebração envolveu dezenas de pessoas, dentre elas pequenos produtores rurais que na ocasião, receberam certificados dos cursos nos quais participaram no decorrer de 2022.

Diplomas

No total, foram entregues diplomas de 25 cursos, dentre os quais: hortaliças folhosas, Operação e manutenção de tratores agrícolas, Negócio Certo Rural (NCR), Primeiros Socorros e outros, de fundamental importância para o setor rural de Vargem Grande.

Para a atual dirigente do Sindicato os cursos puderam além de aprimorar, incentivar os produtores rurais, suas famílias e seus trabalhadores a continuarem a produção de maneira eficaz e eficiente.

Raimundo Coelho, em discurso na abertura do evento.

“O nosso intuito é poder proporcionar melhoria de vida, emprego e renda ao homem do campo e seus descendentes. Dessa forma, os cursos oferecidos pelo Senar, são sempre muito bem aceitos pela população de Vargem Grande, fazendo dessa parceria um grande sucesso”, ressaltou Keyssyane.

“A retomada dos trabalhos do Sindvargem deu um corpo substancial às ações do Senar aqui no município de Vargem Grande. Me orgulho de fazer a entrega de certificados de mais de 20 cursos aos produtores rurais do município. E para isso, temos tido apoio da prefeitura e o trabalho tem fluído”, afirmou o superintendente Luiz Figueiredo, ao que tempo que destaca:

“Estamos com mais de cem produtores sendo assistidos nas cadeias produtivas de ovinocaprinocultura, mandiocultura e olericultura e isso permite a possibilidade de novos ganhos, melhoria de renda e a incorporação de pessoas produtivas no meio rural do Estado”.

A presidente do Sindvargem, Keyssyane Soeiro, fala da importância da entidade para os produtores da região.

Para o vice-prefeito e secretário da Agricultura e membro da diretoria do Sindvargem, Antônio Gomes Lira (Antônio do Juvenil), a solenidade de entrega é um momento de grande relevância, porque aqui estão sendo entregues certificados de vários cursos ao longo de 2022.

Para o trabalhador rural e concludente do curso de Manejo Sanitário – Bovinocultura de Corte, João Carlos da Silva Oliveira, o treinamento ofertado é de suma importância para o trabalho que executa.

Entrega de certificados com a presença dos gestores do Senar e Sindicatos

“Esse curso faz toda a diferença para mim e para os demais que participaram, porque o aprendizado serve para toda a vida e inclusive para o meu trabalho, tanto para melhorar o rendimento profissional, quanto financeiro”, disse ele.

José Francisco Martins Coelho, que é produtor rural, endossa a declaração de João Carlos. “Para mim, significa conhecimento, e o curso abriu a minha mente para que eu possa aplicar na prática no trabalho diário”, declarou ele.