Instrutores do Senar são treinados para atender produtores rurais em 2023

Palestrante discorre sobre a felicidade.

O sistema Faema/Senar por meio da Gerência Técnica (Getec), acaba de realizar curso de Formação de Instrutores do Senar para atuação no ano de 2023. O Encontro foi realizado no auditório da Associação Comercial do Maranhão (ACM) e teve duração de dois dias.

 A abertura do evento contou com a participação dos gestores Raimundo Coelho (presidente do sistema Faema/Senar), do superintendente Luiz Figueiredo e do gerente técnico do Senar, Carlos Antônio Feitosa, além de toda a equipe da Getec que coordenou o evento.

A programação também incluiu: Questões pedagógicas: teoria e prática; As habilidades do futuro que nos diferenciam das máquinas; Alinhamento dos trabalhos em campo; O que nos faz felizes? E por fim, ações de supervisão.

Um dos destaques da ação, foi a palestra da coordenadora de FPR, do Senar Administração Central, Fabíola Bomtempo, que na oportunidade tratou do tema: ‘Os desafios da Formação Profissional Rural (FPR) frente às novas formas de aprender e ensinar com uso de tecnologias inovadoras’.

Ferramentas 3D

Durante a sua exposição, Fabíola fez referências às tecnologias utilizadas pelo sistema CNA/Senar no processo de ensino-aprendizagem, enquanto demonstrou aos instrutores ferramentas em 3D, de grande utilidade no trabalho de formação do agro.

“Eu vim a convite do sistema Faema/Senar, com o intuito de trazer temáticas relacionadas às novas tecnologias e o desafio da educação profissional. A ideia fundamental da minha apresentação aqui, foi mostrar aos instrutores um engajamento sobre as novas tecnologias, o que podemos usar de um agro digitalizado e de um agro 4.0, ou de um agro 5.0”, ressaltou a profissional, ao tempo que destacou a importância da tecnologia para a qualificação no campo, em tempos atuais.

Luiz Figueiredo durante a abertura do evento.

“Este é um trabalho estratégico que está ligado efetivamente neste processo ensino-aprendizagem. Nós trabalhamos fortemente na questão do móbile, trouxemos o vídeo 360 graus. Mas o que nos impactou foi perceber o quanto os instrutores do Senar Maranhão, estão atentos e antenados e já entenderam a necessidade do uso de ferramentas tão importantes para levar ao homem do campo, por meio dos treinamentos do Senar. Tenho certeza que daqui para frente, será um sucesso”, frisou ela.

Mecanismos

De acordo com Carlos Feitosa anualmente o Senar tem realizado, antes do início das atividades, um encontro para nivelamento com instrutores e também para mobilizadores para que a gente possa atualizar nossos parceiros sobre as nossas mudanças, inovações, estratégias e novos cursos que surgem anualmente e a gente precisa mantê-los informados para o bom andamento dos nossos trabalhos.

Aluno é treinado com óculos de Realidade Virtual.

“Estamos agora realizando este Encontro com instrutores porque é necessário mantermos atualizados nossos profissionais com as tecnologias, ora aplicadas no processo ensino-aprendizagem com as inovações, estratégias e novos cursos que surgem anualmente. E por isso, a gente precisa mantê-los informados para o bom andamento dos nossos trabalhos”, destacou o gerente técnico, após abertura do ato.

O Instrutor, tutor da Rede E-Tec e também supervisor de campo da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), Michael Douglas, falou que os treinamentos ministrados pelo Senar aos seus instrutores, faz com que se tenha mais aperfeiçoamento, confiança para ações da entidade durante este ano de 2023.

Leonor, pedagoga do Senar, palestra na ACM

“A gente pode compreender a partir desta iniciativa, como o que está acontecendo esta modernização, as novas ferramentas de trabalho e fazendo um alinhamento para exercer melhor as ações tanto na parte de tutoria, quanto na parte de instrutoria (FPR) e poder implementar nos cursos, nas comunidades e fazer com que este conteúdo possa ser assimilado pelos alunos e que tenhamos êxito nas ações de capacitação do Senar”, frisou.