Senar retorna ações do programa Saúde da Mulher observando precauções contra a Covid-19

O superintende do Senar/MA, Luiz Figueiredo junto com a prefeita Luciana Leocádio e a
coordenadora de promoção social, Yolanda Gomes entregam kits de higiene para
participantes.

O Senar acaba de realizar na comunidade José Henrique, em Buriti Bravo, a primeira edição de 2021 do programa Saúde da Mulher Rural. A iniciativa contou com a parceria da prefeitura municipal e do Sindicato dos Produtores Rurais de Buriti Bravo. O programa tem por objetivo a conscientização da importância e realização do exame preventivo do câncer de colo de útero. No local, além do exame Papanicolau, foram oferecidas aferições de pressão, teste de glicemia e vacinação contra COVID-19 (para as faixas etárias que já foram liberadas). Além desses atendimentos, as participantes receberam, ainda, atenção especial à higiene pessoal.

A Secretaria Municipal de Educação participou também, tirando dúvidas sobre o EJA (Educação de Jovens e Adultos), e outras ações educativas. Outras secretarias do município também se fizeram presentes, com destaque para a Secretaria de Assistência Social. O Sebrae, apoiando o evento, levou a sala do empreendedor. Representantes do Legislativo Municipal também apoiaram a causa.

 

Protocolo

Técnicas de enfermagem atendendo

Durante toda a duração do evento foram respeitados os protocolos de segurança contra a COVID-19. De acordo com a Coordenadora de Educação Formal e Promoção Social, Yolanda Gomes, mesmo enfrentando a pandemia, programas como o Saúde da Mulher Rural, são essenciais para realizar, também, a prevenção de doenças, como a do câncer do colo de útero.
“Hoje nós estamos realizando o primeiro evento de Saúde da Mulher Rural depois que começou a pandemia, ficamos um ano parados, sem ações. Estamos cumprindo todos os protocolos estabelecidos pela Secretaria de Saúde, distanciamento, uso de máscara obrigatório, álcool em gel e número de mulheres reduzidos para que não haja aglomeração.

Entendemos que mesmo com a pandemia, as mulheres não podem descuidar dos exames preventivos”, afirma ela. Para a prefeita de Buriti Bravo, Luciana Leocádio, a preocupação com o câncer de colo de útero é essencial e o exame se faz urgente. “É com alegria que estamos fazendo essa ação em parceria com o Senar. É uma forma de chamar a atenção das mulheres da nossa cidade, para se prevenir contra essa grave doença que é o câncer do colo de útero. Agradeço essa parceria
importante com o Senar”, salienta a gestora municipal.

Felizes com o atendimento na comunidade, as moradoras agradeceram a ação em favor da saúde coletiva e ressaltaram seu contentamento. “Eu agradeço muito pelos exames oferecidos. Gostei muito do atendimento e para mim foi uma ótima experiência”, relata a doméstica, Luzimar Silva.

O Superintendente do Senar Luiz Figueirêdo, junto à Prefeita Municipal e ao Secretário de Agricultura de Buriti Bravo, José Henrique, ressaltou a importância dessa parceria tríplice (Senar, Sindicato rural de Buriti Bravo, Prefeitura), como fundamental para o crescimento do setor rural do município. "É através de parcerias como esta, que o município tem condições de se desenvolver.

Sem ações e investimentos no conhecimento das pessoas no meio rural, o município pouco pode experimentar o desenvolvimento", afirmou Figueirêdo.

 

O secretário de agricultura e segurança alimentar, José Henrique e o superintende do Senar/MA, Luiz Figueiredo
 O secretário de agricultura e segurança alimentar, José Henrique e o superintende do Senar/MA, Luiz Figueiredo