Campanha de vacinação contra febre aftosa 2021 será de 60 dias

Começou no sábado (1°) a campanha de vacinação contra febre aftosa no Maranhão, todo os produtores rurais terão 60 dias (no período de 1° de maio até o dia 30 de junho), para vacinar todos os bovinos e bubalinos da propriedade, independente da idade.

“As vacinas devem ser adquiridas nas revendas autorizadas e mantidas entre 2°C e 8°C, desde a aquisição até o momento da utilização – incluindo o transporte e a aplicação, já na fazenda. Devem ser usadas agulhas novas para aplicação da dose de 2 ml na tábua do pescoço de cada animal, preferindo as horas mais frescas do dia, para fazer a contenção adequada dos animais e a aplicação da vacina”, destacou o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), em nota.

Assim que concluir a vacinação do seu rebanho, o produtor deve comprovar no escritório da Agência de Defesa Agropecuária (AGED), em que sua propriedade é cadastrada, podendo ser de forma agendada ou virtual (no site: www.aged.ma.gov.br/atendimento/), até o dia 31 de julho.

“É importante o produtor vacinar seu rebanho para que o estado do Maranhão continue avançando e alcance o status de zona livre de aftosa sem vacinação”, ressalta   o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão, Raimundo Coelho.