Senar realiza seminários de sensibilização do PNCR

 DSC_0183A parceria Senar/Sebrae, que vem realizando capacitações desde 2011, dentro do Programa Negocio Certo Rural-PNCR, iniciou uma série de Seminários de Sensibilização para os cursos a serem realizados nos municípios de Belágua, Urbano Santos, Presidente Vargas e Itapecuru Mirim, envolvendo comunidades rurais desses municípios, com a participação dos sindicatos rurais e das Prefeituras Municipais conveniadas com o Senar-MA.

 Durante os eventos são ministradas palestras técnicas do PNCR sobre o trabalho desenvolvido pelo sistema Faema/Senar e Sebrae, sobre os treinamentos em gestão com uma metodologia prática e facilitadora,

 “O nosso objetivo nesses quatro municípios é levar conhecimento a toda a sociedade rural e urbana e sensibilizar os produtores para essa modalidade de capacitação na área de gestão, realizando palestras técnicas esclarecedoras do Programa, beneficiando cerca de 210 produtores e envolvendo mais de 100 propriedades rurais”, disse o superintendente do Senar, Luiz Figueiredo.

DSC_0227 De acordo com o coordenador do PNCR, Reginaldo Vieira, os cursos realizados dentro do PNCR deverão criar novas oportunidades para os trabalhadores e pequenos produtores rurais das 40 turmas que serão criadas este ano, no Maranhão, o que vai permitir ainda, a comprovação da capacitação junto a agentes financeiros para efeitos do crédito rural.

“Esta é uma ferramenta importante para reverter e superar dificuldades desse perverso quadro atual que é a realidade do município de Presidente Vargas e de seus moradores”, disse o vice-prefeito Pedro Nicácio.

A senhora Luiza Machado e o marido, José Alberto Machado, que são pequenos produtores de hortaliças, ao tomarem conhecimento do Programa Negócio Certo Rural, já procuraram  participar da reunião e se habilitaram para fazer a capacitação. “Esta é a grande oportunidade de nossas vidas”, disse dona Luiza.

DSC_0249Participaram das reuniões de sensibilização, os presidentes e demais dirigentes de Sindicatos de Produtores Rurais, Associações Comunitárias e de Trabalhadores Rurais; o prefeito de Belágua, Adalberto Nascimento; o assessor do prefeito o técnico Antonio Santana; o mobilizador das turmas de Belágua e Urbano Santos, Eleozar Carneiro (também presidente do Sindicato Rural de S. Benedito do Rio Preto); Marcia Roberta, gestora do Sebrae (Unidade de Chapadinha);  Marcelo Luiz Figueiredo e Rita Sandréia, instrutores das turmas de Belágua, Urbano Santos, Presidente Vargas e Itapecuru Mirim; presidente do Sindicato Rural de Itapecurú Mirim, José Henrique; o vice-prefeito de Presidente Vargas, Pedro Nicácio; secretários municipais de Agricultura, Trabalho, Educação e Meio Ambiente e o representante da Agerp, José Augusto Monteiro.