Senar-MA capacita jovens rurais para atividades florestais sustentáveis

Capacitação voltada para o crescimento do agronegócio aconteceu no município de Feira Nova, sul do estado

Trinta jovens do município de Feira Nova do Maranhão foram treinados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Maranhão (Senar), por meio do Programa Jovem Aprendiz Rural, para atividades florestais de modo sustentável e com responsabilidade agroecológica, voltado para o crescimento do agronegócio maranhense.

A capacitação é o resultado de uma exitosa parceria entre o Senar e a empresa Emflors Empreendimentos Florestais, localizada na microrregião dos Gerais de Balsas, no sul maranhense. “Os cursos promovidos pelo Senar contribuem para a profissionalização, integração e melhoria da qualidade de vida do homem rural. Esses jovens adquiriram conhecimentos técnicos e estão aptos para desenvolver suas atividades na região, evitando-se, dessa maneira, a debandada dos mesmos para o Sul ou Sudeste do Brasil em busca de oportunidades”, disse o superintendente do Senar, Luiz Figueiredo.

Os 30 jovens serão inseridos nas atividades de reflorestamento da região, aumentando a qualidade de vida e os níveis de empregabilidade. A capacitação atende às determinações da Lei nº 10.097100 e teve uma carga horária de mais de 800 horas.

DSC_0117

A programação da solenidade de  formatura, realizada no Clube Arco Iris, foi organizada pela coordenadora administrativa da Emflors, Viviane Fátima Monteiro, e contou com a presença de familiares dos formandos; do superintendente do Senar, Luiz Figueiredo; do assessor da Faema, Emerson Galvão; do presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Riachão, Pedro Ubirajara Neto; do gerente operacional e do supervisor operacional da Emflors, Célio Nogueira e Jailson Feitosa; da secretária municipal de Educação, Andrea Lavezo da Silva; e do advogado Paulo Júnior, que representou o prefeito de Feira Nova, Paulo Barbosa Coelho.

“Hoje, o mercado de trabalho exige, além do conhecimento específico de cada profissional em sua área de atuação, um elevado grau de interação com os problemas que cercam esse mundo moderno e paradoxalmente limitado pelas desigualdades. Por isso, a cultura geral é fundamental”, declarou Viviane de Fátima em seu discurso.

Formandos 2013

Aldenor Miranda Lopes

Alypio Noleto da Silva

Ana Ires Gomes da Silva

Caldison Oliveira Coelho

Danilo Gomes Ferreira

Deubra Mendes de Sousa

Edynelson Lima Landim

Ernandes Sousa Arruda

EvanildeSousa Rodridgues

Gabriel da Silva Fonseca

Ivoneide Landim Pires

Jackson Santos Oliveira

Jailson Santiago Silva

John Carlos Alves Brito

Jose Ferdinan Carneiro

Leonardo Alves da Silva

Luana da Silva de Sousa

Luiz Antonio de Sousa

Maria Aparecida Araujo

Nalison Carneiro  Sousa

 

Nilson de Sousa Coelho

Ozeas do Nascimento

Poliana do Nascimento

Ramon Rodrigues Martins

Raquel Barros da Costa

Shawana Noleto Carneiro

Soraia Oliveira Lima

Soraya de Sousa Moraes

Thaynara Nascimento

Wallas Thiago  Morais

 

 

Jovens exibem certificado do curso promovido pelo Senar em parceria com a Emflors
Jovens exibem certificado do curso promovido pelo Senar em parceria com a Emflors