Capacitação voltada para o crescimento do agronegócio aconteceu no município de Feira Nova, sul do estado
Trinta jovens do município de Feira Nova do Maranhão foram treinados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Maranhão (Senar), por meio do Programa Jovem Aprendiz Rural, para atividades florestais de modo sustentável e com responsabilidade agroecológica, voltado para o crescimento do agronegócio maranhense.
A capacitação é o resultado de uma exitosa parceria entre o Senar e a empresa Emflors Empreendimentos Florestais, localizada na microrregião dos Gerais de Balsas, no sul maranhense. “Os cursos promovidos pelo Senar contribuem para a profissionalização, integração e melhoria da qualidade de vida do homem rural. Esses jovens adquiriram conhecimentos técnicos e estão aptos para desenvolver suas atividades na região, evitando-se, dessa maneira, a debandada dos mesmos para o Sul ou Sudeste do Brasil em busca de oportunidades”, disse o superintendente do Senar, Luiz Figueiredo.
Os 30 jovens serão inseridos nas atividades de reflorestamento da região, aumentando a qualidade de vida e os níveis de empregabilidade. A capacitação atende às determinações da Lei nº 10.097100 e teve uma carga horária de mais de 800 horas.
A programação da solenidade de formatura, realizada no Clube Arco Iris, foi organizada pela coordenadora administrativa da Emflors, Viviane Fátima Monteiro, e contou com a presença de familiares dos formandos; do superintendente do Senar, Luiz Figueiredo; do assessor da Faema, Emerson Galvão; do presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Riachão, Pedro Ubirajara Neto; do gerente operacional e do supervisor operacional da Emflors, Célio Nogueira e Jailson Feitosa; da secretária municipal de Educação, Andrea Lavezo da Silva; e do advogado Paulo Júnior, que representou o prefeito de Feira Nova, Paulo Barbosa Coelho.
“Hoje, o mercado de trabalho exige, além do conhecimento específico de cada profissional em sua área de atuação, um elevado grau de interação com os problemas que cercam esse mundo moderno e paradoxalmente limitado pelas desigualdades. Por isso, a cultura geral é fundamental”, declarou Viviane de Fátima em seu discurso.
Formandos 2013
Aldenor Miranda Lopes
Alypio Noleto da Silva Ana Ires Gomes da Silva Caldison Oliveira Coelho Danilo Gomes Ferreira Deubra Mendes de Sousa Edynelson Lima Landim Ernandes Sousa Arruda EvanildeSousa Rodridgues Gabriel da Silva Fonseca |
Ivoneide Landim Pires
Jackson Santos Oliveira Jailson Santiago Silva John Carlos Alves Brito Jose Ferdinan Carneiro Leonardo Alves da Silva Luana da Silva de Sousa Luiz Antonio de Sousa Maria Aparecida Araujo Nalison Carneiro Sousa
|
Nilson de Sousa Coelho
Ozeas do Nascimento Poliana do Nascimento Ramon Rodrigues Martins Raquel Barros da Costa Shawana Noleto Carneiro Soraia Oliveira Lima Soraya de Sousa Moraes Thaynara Nascimento Wallas Thiago Morais
|