SENAR promove empreendedorismo rural em caravana para mulheres

Iniciativa da Secretaria de Estado da Mulher levou capacitação e serviços para mulheres da zona urbana e rural em Açailandia

O SENAR será parceiro em todas as 10 edições da caravana, previstas para 2024.

Iniciada na última semana, em Açailândia, a Caravana da Mulher Empreendedora, uma iniciativa da Secretaria de Estado da Mulher (SEMU), realizou sua primeira edição levando capacitação, serviços e oportunidades de comercialização para mulheres, da zona urbana e rural, especialmente em situação de vulnerabilidade social.

O projeto é itinerante e vai acontecer uma vez por mês, em 10 municípios, até novembro de 2024, e conta com o apoio de prefeituras municipais, instituições financeiras e do Sistema S, dentre elas o sistema FAEMA / SENAR.

“Pra nós é extremamente importante essa parceria com o Sistema S, que proporciona capacitações que 

despertam ou reforçam a autoestima e autonomia econômica dessas mulheres”, destacou a Secretária da SEMU, Abigail Cunha.

Durante a caravana, o SENAR ofereceu a palestra “Semeando sonhos: comece a empreender no campo”, conduzida pela instrutora credenciada Jamilda Ribeiro.

“Além de despertar o empreendedorismo nessas mulheres, que muitas vezes até já fazem isso, mas não se reconhecem nesse papel, apresentamos os serviços que o SENAR oferece para que elas continuem nessa jornada empreendedora”, falou a coordenadora de Educação e Promoção Social Rural do SENAR no Maranhão, Yolanda Batista.

A próxima edição da Caravana da Mulher Empreendedora acontece no dia 16 de abril, em Colinas.

Palestra oferecida durante caravana da Mulher Empreendedora apresentou diversas formas de empreender no campo

Saúde da Mulher Rural – Outra ação voltada às mulheres do campo na última semana foi a realização do Programa Saúde da Mulher Rural, nos municípios de Mata Roma e Campestre.

Mulheres rurais de Mata Roma, durante palestra na edição do programa Saúde da Mulher, do Senar.

Em Mata Roma, por meio da parceria com o Sindicato Rural e a Prefeitura do município, cerca de 50 mulheres foram  atendidas com o acesso gratuito a exames preventivos de colo de útero, serviços de beleza e palestras com orientações para a prevenção dos cânceres de colo de útero e mama.

Em Campestre os mesmos serviços foram oferecidos para mais de 50 mulheres que trabalham na Maity Bioenergia, em todos os setores da empresa. Juntamente com o segundo módulo da formação de operadoras de tratores agrícolas a iniciativa encerrou uma série de ações que celebraram o mês da mulher.