Programa Saúde da Mulher Rural: Especial mês da mulher

Produtoras rurais de Mirador são atendidas com programa de Saúde promovido pelo Senar e parceiros

O programa de Saúde voltado para as mulheres do campo, é realizado em todo o estado, em parceria com Sindicatos Rurais e Prefeituras com serviços essenciais, especialmente na prevenção do câncer de colo do útero.

Entrega de kit, após exame concluído

Em parceria entre o sistema Faema/Senar, o Sindicato dos Produtores Rurais de Mirador e a Secretaria Municipal de Saúde, foi realizado mais uma edição do programa Saúde da Mulher Rural que se concentra em educação em saúde e na ampliação do acesso aos serviços disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS).

A ação ocorreu no Dia Internacional da Mulher (08), no povoado Cocos, em Mirador e envolveu diversos aspectos, desde prevenção e diagnóstico precoce, consultas com clinico geral, vacinação, dentista e emissão de documentos. Além disso, há um foco especial na prevenção do câncer do colo do útero, bem como no tratamento das doenças sexualmente transmissíveis, esses realizados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural.

O programa Saúde da Mulher Rural é essencial para garantir que as mulheres do meio rural, tenham acesso a cuidados de saúde adequados e que possam 

desfrutar de uma vida saudável e plena em suas comunidades com suas produtividades.

Na oportunidade, a coordenadora de Promoção Social do Senar, Yolanda Gomes, alertou para a importância do preventivo, uma vez que nele se detecta doenças como câncer de colo de útero e outras consideradas de ala gravidade, com antecedência para que haja um tratamento adequado.

“Para a gente trabalhar e ser uma mulher empoderada que todas queremos ser, precisamos primeiro ter saúde. O exame preventivo feito com antecedência e anualmente, como toda mulher tem que fazer, evita qualquer tipo de problema que venha acontecer no colo do útero”, destacou, acrescentando que “o objetivo é dar autonomia às mulheres rurais, informando-as sobre sua saúde, para que elas possam promover mudanças positivas em seu bem-estar”, falou ela.

Preventivas

“Eu tenho o costume de fazer o exame, todas as ações preventivas que acontecem eu estou presente, pois para mim saúde está em primeiro lugar, busco incentivar as minhas amigas para elas também venham”, disse a produtora rural e participante, Maria Alzirene Silva.

Saúde da Mulher Rural, povoado Cocos

O presidente do Sindicato Rural de Mirador, Luiz Coelho presente em todo o evento, disse ter sido bem proveitoso o projeto no local. “Foi uma manhã muito proveitosa, pois sabemos o quanto é carente o atendimento hospitalar nas comunidades rurais. E esta é uma oportunidade de elas terem acesso aos serviços essenciais de saúde”, disse ele.

No ano de 2024, as ações do Programa Saúde da Mulher Rural, estão previstas para acontecer em quinze município, fiquem atentos às datas.

21/03/24 – Campestre

22/03/24 – Mata Roma

*Datas sujeitas a alterações.