Produtor é atendido com diversas ações na Expoimp 2015

.

Rodrigo Alvim ministra na Expoimp palestra sobre a produção do leite
Rodrigo Alvim ministra na Expoimp palestra sobre a produção do leite

Com o tema “Cenários e perspectivas do mercado do leite”, foi realizada, neste final de semana, pela Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária do Brasil, (CNA), pela Federação Nacional de Agricultura e Pecuária do Maranhão, (Faema), e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, (Senar), em parceria com o Sebrae, (Serviço Brasileiro de Pequenas e Micro Empresas) e o Sindicato Rural de Imperatriz, (Sinrural), palestra voltada para os produtores rurais, estudantes e visitantes da 47ª Expoimp/2015.

 

Faema/Senar mantém no estande, técnico para atender ao produtor no Cadastramento Ambiental Rural, (CAR).
Faema/Senar mantém no estande, técnico para atender ao produtor no Cadastramento Ambiental Rural, (CAR).

Prestigiaram este evento, o vice-presidente da Faema, Raimundo Coelho, o superintendente do Senar, Luiz Figueiredo, o presidente do Sinrual, Renato Pereira, secretário estadual de Agricultura, Márcio Honaiser, o adjunto Edjailson Sousa, Márcia Martins, gestora de Agronegócio, do Sebrae/ Imperatriz, lideranças sindicais, institucionais, produtores rurais e convidados

O presidente da Comissão Nacional de Pecuária de Leite, do CNA, Rodrigo Sant’anna Alvim, foi o palestrante. Ele discorreu sobre o cenário atual, Destacou a produção do leite em algumas regiões, em especial no sul do país, falou da organização dos produtores de leite e disse enxergar no Maranhão crescimento na área, dado a contribuição natural como clima.

Alvim falou ainda do programa Balde Cheio da Embrapa, (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), onde segundo ele, já é sucesso em vários estados brasileiros. Na ocasião, o palestrante apresentou cases de sucesso, no estado de Minas Gerais e incentivou aos participantes a investir no negócio.
“Contribuir com a Faema e o Senar é sempre muito importante para mim”, disse ele, destacando o papel do sistema da Federação e do Senar, para os produtores rurais do estado.
Cachaça artesanal

No estande da Faema/Senar, instrutor realiza Oficina sobre o beneficiamento da cachaça artesanal
No estande da Faema/Senar, instrutor realiza Oficina sobre o beneficiamento da cachaça artesanal

Durante os dias da Feira Agropecuária, foram desenvolvidas diversas atividades no estande em que manteve no Parque Lourenço Vieira da Silva, em Imperatriz. Além desta voltada para a produção láctea, foram realizadas outras palestras com temas pertinentes ao público local, sobre “Olericultura básica”, “Casqueamento preventivo para bovinos” e “Controle Biológico”.

Na Feira, manteve-se ainda Oficina de beneficiamento da cachaça artesanal, tendo á frente instrutor capacitado para a atividade que puderam na oportunidade, ensinar passo a passo, de como produzir a cachaça, aos visitantes e profissionais interessados.
Outra atividade voltada aos produtores rurais, foi o Cadastramento Ambiental Rural, (CAR), feito por técnicos treinados com atendimento permanente no estande.

“É um prazer para nós da Faema e do Senar desenvolver em um evento como este essas ações, ser parceiro de uma iniciativa tão importante, cuja principal preocupação é atender ao produtor rural”, destacou o vice-presidente da Faema, Raimundo Coelho.