Dirigentes da Federação e do Senar são homenageados por parceiros na Expoimp

.

Lideranças políticas, sindicais, convidados e equipe da Faema/Senar, no estande, durante Expoimp.
Lideranças políticas, sindicais, convidados e equipe da Faema/Senar, no estande, durante Expoimp.

Com diversas atividades voltadas ao produtor rural, a Federação de Agricultura, (Faema), e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, (Senar), participou ativamente no período de 4 a 12 de julho da 47ª edição da Expoimp, (Exposição Agropecuária de Imperatriz), realizada no Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva.

Raimundo Coelho, com o secretário adjunto da Sagrima, Edjailson Sousa e com o presidente do Sinrural, Renato Pereira, na Expoimp 2015.
Raimundo Coelho, com o secretário adjunto da Sagrima, Edjailson Sousa e com o presidente do Sinrural, Renato Pereira, na Expoimp 2015.

Parceiros do Sindicato Rural de Imperatriz, (Sinrural), e do Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária, (Sagrima), a Faema/Senar, manteve equipe habilitada no local, por todo o período, para bem atender ao produtor rural com material  informativo,  Oficina de Beneficiamento de cachaça artesanal e  técnico capacitado para atender ao produtor no Cadastro Ambiental Rural, (CAR).

A Expoimp, segundo seus organizadores, é a maior Feira Agropecuária do Maranhão e da região Norte e Nordeste. Em se tratando de negócios e público, extrapolou os limites municipais, regionais e estaduais, chegando a ser considerada uma das maiores do país.  Ainda segundo os organizadores, nesta edição, participaram 300 expositores, grande parte deles do estado, mas também, participou um número considerável, de produtores e empresários de outros estados.

Palestras

Neste contexto, o sistema Faema/Senar teve o estande bastante visitado. Por lá passaram nestes dias, centenas de pessoas. Muitas delas em busca de informações acerca de cursos, outras, porém, para saber mais sobre palestras, participar delas, ou ainda para acompanhar a produção de cachaça artesanal, produzida por  instrutores do Senar. No local também houve, de forma permanente o cadastramento de produtores rurais no CAR, (Cadastramento Ambiental Rural).

O sistema Faema/Senar realiza na Expoimp palestras ao produtor rural.
O sistema Faema/Senar realiza na Expoimp palestras ao produtor rural.

Na programação da Expoimp, o sistema Faema/Senar realizou quatro palestras. Todas em parceria com o Sebrae,(Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas) e o Sinrural. Todas elas voltadas para o incremento da produção agropecuária, destacando-se os temas: “Olericultura Básica”, “Controle Biológico”, Casqueamento Preventivo para Bovinos e a “Perspectiva do Mercado de Lácteo para o cenário maranhense”.

Esta última, em  parceria da Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária, (CNA Brasil), tendo como palestrante o presidente da Comissão Nacional de Pecuária de Leite do CNA, Rodrigo Alvim, que tratou sobre o cenário do produção do leite em diversos pontos do país e da perspectiva de crescimento no estado.

Por ocasião da palestra e encerrando as atividades do sistema  Faema/Senar na Expoimp, participaram da abertura da conferência, o vice-presidente da Faema, Raimundo Coelho, o superintendente do Senar, Luiz Figueiredo, o secretários da Sagrima, Márcio Honaiser, o adjunto, Edjailson Sousa, o presidente do Sinrural, Renato Pereira e a gestora de Agronegócio Sebrae/Imperatriz, Márcia Martins, além de  produtores, estudantes e outras lideranças.

Parceiro

“A Federação só existe por causa do sindicato. Por isso estamos aqui para darmos apoio ao evento e principalmente ao sindicato, que o nosso parceiro”, destacou Raimundo Coelho, no salão de eventos da Expoimp, quando na oportunidade, recebeu diversas homenagens dos presentes pela participação da Faema, neste e em diversos outros eventos realizados no estado.

O superintendente do Senar, Luiz Figueiredo, ressaltou o papel da capacitação ao produtor rural. Falou do contentamento em participar de uma Exposição, de tamanha  importância para o estado e principalmente para o produtor rural.

“O Senar veio para trazer conhecimento ao produtor rural. Nós do Senar não aprendemos a trabalhar só, mas  em parceria com sindicatos, com o governo estadual e federal”, disse ele.

Por sua vez, o secretário da Sagrima reforçou a parceria com a Faema e o com o Senar e destacou a sua importância para o estado e para o apoio ao homem do campo. “O sistema Faema/Senar tem contribuído grandemente com o estado, e com a sua capacidade de chegar a todos os lugares e capacitar os produtores rurais”, disse, acrescentando: “ É uma parceria que tem dado certo”.

O presidente do Sinrural, Renato Pereira, agradeceu ao amparo de ambas as instituições e disse estar satisfeito com a parceria na realização da Expoimp. “O Sinrural é grato pelo apoio recebido da Faema/Senar”, afirmou ele.