Presidente Dutra recebe primeira edição da Agrodutra neste fim de semana

Evento realizado pelo Sindicato dos produtores Rurais de Presidente Dutra tem a parceria do Sistema Faema / Senar que organizou uma intensa programação para produtores rurais da região

Vitrines tecnológicas de silagem, piscicultura, apicultura e hidroponia estarão disponíveis para os visitantes do estande institucional da Faema / Senar, entre outros serviços.

Acontece neste fim de semana a primeira edição da feira agropecuária de Presidente Dutra, a Agrodutra, no Parque de Vaquejada Montana, na BR-226.

O evento é realizado pelo Sindicato de Produtores Rurais de Presidente Dutra, em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão – Faema, e patrocínio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar, e terá programação no período de 30 de maio a 01 de junho, das 8h às 22h.

“O evento é mais uma oportunidade de os produtores rurais da região se capacitarem, receberem orientações e conhecerem tecnologias e oportunidades de negócios rurais”, destaca o presidente do Sistema Faema / Senar, Raimundo Coelho.

A instituição terá um estande institucional no evento, onde disponibilizará, de forma gratuita, oficina de transformação da cana em cachaça, vitrines tecnológicas, de silagem, hidroponia, piscicultura, cerca elétrica rural e apicultura e apresentará os programas e serviços ofertados na região por meio da parceria do Sindicato Rural com a federação e o Senar.
 
Além disso, a instituição está realizando quatro turmas do curso de formação profissional rural em pilotagem de drones e apresentará a palestra “Desafio da Agropecuária na Região Central do Maranhão”, no dia 30 de maio, às 11h, com o engenheiro agrônomo, mestre em Agroecologia e coordenador regional da ATeG do Senar-MA, Rozalino Antônio Aguiar Jr.
 
Na sexta-feira, a Faema realiza a Assembleia Geral com todos os sindicatos rurais filiados, no auditório da Prefeitura de Presidente Dutra, e também o I Encontro de Produtores Rurais de Presidente Dutra, que espera receber cerca de 200 produtores atendidos pelo serviço de assistência técnica e gerencial na região.
 
Confira a programação do Encontro de Produtores, que acontece no próprio local do evento:
 
8h – Credenciamento e Café da Manhã
8h30 – Assistência Técnica e Gerencial do Senar 
Sebastião Neto – Engenheiro Agrônomo e Especialista em Geoprocessamento.
9h – Genética e Reprodução de Bovinos
Itamara Gomes de França – Zootecnista, Mestre em Ciência Animal e Doutora em Biotecnologia
9h45 – Suplementação Estratégica na bovinocultura de corte
Thais de Lima Peres – Engenheira Agrônoma
10h20 – Tecnologia e Inovação no Agro – O caminho do sucesso
Danilo Lisboa Borges – Economista com especialização em Gestão de Pequenos Negócios, analista da Unidade de Gestão Estratégica do Sebrae-MA.
11h – Pagamento pelos serviços ambientais, gerados pelo crédito de carbono ao utilizar as tecnologias ABC
Prof. Dr. Luciano Muniz – UEMA
11h30 – Brucelose e Tuberculose no rebanho leiteiro, cuidados e prevenção.
  Aymoré Fernandes Dias Filho (Médico Veterinário da Aged-MA)
11h50 – Atuação do BNB no agronegócio
Jessielda Guerra (Gerente da Agência BNB Presidente Dutra)
12h10 – Almoço de Confraternização
14h – Visita aos estandes e atividades da AgroDutra