Parceria entre o Senar e a prefeitura resulta no atendimento a centenas de pessoas de várias comunidades e da sede
O município de Cantanhede, localizado a 154 quilômetros de São Luís, foi palco esta semana de grande movimentação resultante de ações provenientes da Promoção Social, (PS), promovidas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), em parceria com o prefeitura.
Nelas destacam-se, o programa ‘Útero é Vida’ e Campeonato Rural de Futebol. As ações integram a grade de promoção social do Senar promovendo socialmente produtores e suas famílias, desenvolvendo atividades que proporcionam conhecimento, troca de experiências, reflexão crítica e lazer.
O programa Útero é Vida reuniu mulheres de diversas comunidades, principalmente as moradoras do povoado Trado, e contou com a participação de uma equipe multiprofissional de saúde, incluindo médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, dentistas, técnicas de enfermagem e agentes de saúde.
Consultas, preventivo do câncer de útero, exame de glicemia, aferição de pressão arterial, reabilitação, orientação quanto à higiene bucal, procedimentos de beleza, envolvendo maquiagem e cuidados com a limpeza de pele, corte e escovinha para os cabelos – foram algumas dos benefícios oferecidos às mulheres rurais daquele município.
Campeonato Rural
A Copa Agrícola em mais uma rodada, ocorreu paralelamente ao programa ‘Útero é Vida’ e teve seu ponto alto com o encerramento do campeonato que contou com a presença do prefeito José Martinho dos Santos, do gerente de Formação Profissional do Senar, Carlos Antônio Feitosa, do vereador, Paulo Coelho, produtores rurais e convidados.
O torneio, teve início no dia 15 de março e envolveu 48 comunidades divididas em oito polos, classificando-se oito equipes que disputaram entre si até o final, resultando na premiação do time ‘Vassoura de Botão’, nome originário do povoado do qual se deriva.
De acordo com o vereador Paulo Coelho, um dos organizadores, a prefeitura premiou os times classificados no primeiro, segundo e terceiro lugares, e ainda o artilheiro e o goleiro menos vazado. A premiação totalizou 4 mil reais, uma forma segundo ele, de promover a integração entre os produtores rurais do município.
“O Senar, além de capacitar o produtor rural também se preocupa com o social, e o Útero é vida onde as mulheres rurais podem fazer o seu preventivo e ter acesso à médicos e à exames, e é importante porque levanta a autoestima das mulheres rurais”, destacou Paulo.
Também de grande relevância e de grande repercussão no município, segundo Coelho, foi a realização da Copa Agrícola, que teve a duração de quatro meses e que durante este período, os integrantes puderam fazer intercâmbio e desenvolver lazer nas comunidades rurais.
“Todos esses benefícios agregam tanto à mulher por meio do programa Útero é Vida, quanto ao homem do campo via esporte e lazer. Está de parabéns o Senar, a prefeitura e toda a equipe envolvido neste trabalho”, disse ele.
O gerente de Formação Profissional do Senar, Carlos Antônio Feitosa, disse que em Cantanhede, a parceria deu certo e que foi por ela que veio o sucesso das ações que favoreceram a população. Isso mostra, segundo ele, a força da parceria que trouxe resultados positivos confraternizando a todos os participantes, tanto no que se refere à ação de saúde, quanto à Copa.
“As ações foram escolhidas a partir da demanda do município que se propôs a executar as tarefas de apoio e aqui foi um caso onde percebemos um forte interesse, e a instituição conseguiu realizar com êxito, os dois eventos”, frisou satisfeito.