Notícias Mais produtores rurais são capacitados na região Tocantina pelo Senar
Print Friendly, PDF & Email

Oficina de Beneficiamento de Farinha de Mandioca, presente no estande do Senar.

O Senar acaba de participar de mais um evento voltado para a promoção do setor agropecuário na região tocantina. Trata-se da Exposição Agropecuária de Porto Franco (23ª Expofran), ocorrida esta semana, com a participação de centenas de parceiros que levaram para a Exposição, diversos produtos agropecuários para comercialização ou apenas divulgação de produtos e serviços, em uma das iniciativas mais conceituadas da região.

Entrega de certificados aos participantes, pelo gestor do Senar e parceiros.

As Feiras Agropecuárias realizadas em diversos municípios maranhenses ao longo do ano, tem se constituído em vitrines indispensáveis para a interação entre os produtores rurais, sobretudo, para a capacitação e mostra de novas tecnologias, essenciais para o desenvolvimento da produção rural, seja qual for o segmento.

Envolvido neste processo, o Senar tem participado efetivamente de todas as Feiras e Exposições levando ações voltadas para a qualificação profissional do médio e pequeno produtor. Em Porto Franco, município localizado a 750 quilômetros da capital, o Senar esteve presente com os cursos de Fruticultura (cultivo da banana), Piscicultura e Irrigação.

Aula prática de piscicultura durante a Expofran.

No mesmo espaço, também, foram ministradas Oficinas agroindustriais, envolvendo o processo tecnológico de produção da aguardente de cana de açúcar, (Oficina de cachaça) e Beneficiamento da raiz de mandioca. Atividades responsáveis por atrair grande número de pessoas.

Certificados

Ao final dos cursos, foram entregues aos produtores os certificados. Durante a solenidade organizada pelo Senar, diretoria da Associação dos Produtores Rurais de Porto Franco, Sagrima e Agerp foram ressaltadas a importância e as oportunidades que passam a ser criadas para desenvolvimento das cadeias produtivas de hortifruti e aquicultura.

Do ato, participaram o superintendente do Senar, Luiz Figueiredo, o presidente da Associação dos Produtores Rurais, Itamar Miranda, o supervisor técnico do Senar. Egon Bastos, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Porto Franco (STTR-Porto Franco), Eva Pereira, vereadores, organizadores e convidados.

De acordo com o Superintendente do Senar Luiz Figueirêdo, são 23 anos seguidos que o Senar se faz presente na Expofran, sempre trazendo novidades para o homem do campo da região Tocantina.

“ E, com o Programa Mais Produção as capacitações ministradas durante a 23ª Expofran, vão contribuir ainda mais para a melhoria do padrão exploratório da piscicultura em tanque escavado e da exploração da bananicultura nessa região”, afirmou ele..

O produtor rural Ronaldo da Conceição, disse após sua certificação, que foi atraído pela oportunidade e garante que futuramente vai pôr em prática o que aprendeu para contribuir de forma positiva, para o desenvolvimento da região tornando dessa forma, o município de Porto Franco, uma referência no setor agropecuário, crescendo com a contribuição do Senar.

“A equipe do Senar é competente e leva para onde vai, o máximo de conhecimento ao setor rural. E nós, como produtores rurais, captamos o que nos foi transmitido, para fortalecermos cada vez mais a nossa produção”, acentuou ele.

Na opinião do presidente da Aprofran, Itamar Miranda, é uma satisfação organizar a 23ª Expofran com a ajuda de diversos parceiros, dentre eles, o Senar.

“A nossa exposição tem grande magnitude, porque atende Porto Franco e municípios vizinhos, além, é claro de congrega parceiros como a Sagrima e o Senar que capacitam  e trazem   conhecimentos e assistência para os nosso produtores rurais”, ressaltou o presidente da Aprofan.