Jovens de São Benedito do Rio Preto são certificados pelo sistema Faema/Senar

 

Abertura do evento em S. B. do Rio Preto.
Abertura do evento em S. B. do Rio Preto.

Os sistema Faema/Senar  por intermédio dos gestores, Raimundo Coelho,  (presidente da Faema) e Luiz Figueiredo, (superintendente do Senar) – certificou esta semana centenas de pessoas que atuam nas diversas áreas da produção rural no estado.

(CLIQUE NAS FOTOS PARA AMPLIAR)

Produtores de Serrano do  Maranhão e Cururupu, ambos localizados na baixada maranhense, foram agraciados com certificados e com a perspectiva de novos empreendimentos cujos cursos vem sendo promovidos desde o início do ano. Todos  eles realizados por meio de parceria entre a prefeitura municipal e o sistema Faema/Senar.

Em São Benedito do Rio Preto  90 jovens, grande parte da sede, receberam certificados do curso de inclusão digital. A solenidade de entrega ocorreu na presença do prefeito Maurício Carneiro Fernandes,  do presidente do sindicato dos Produtores Rurais, Eleozar Alves Carneiro, secretários municipais, assessores e convidados.

Parceria

Na ocasião, o presidente da Federação, Raimundo Coelho ressaltou o papel da Faema e do Senar no segmento agropecuário e destacou a parceria dos sindicatos, prefeituras, associações e governo.

“Levamos conhecimento a este segmento por meio do governo federal, onde desenvolvemos várias ações, como o Pronatec Rural. Temos também o programa nacional Rede e-Tec – escola técnica de agronegócio que funciona nos polos de Chapadinha, Colinas e Balsas. No governo estadual, são inúmeros os trabalhos que desenvolvemos em conjunto”, disse ele, exaltando o trabalho dos sindicatos dos produtores rurais que tem sido segundo ele, de grande valia, para a capacitação de produtores nos diversos municípios maranhenses.

Para Luiz Figueiredo o Senar cria condições para a transformação da vida das pessoas no campo. Qualificar, no seu entendimento, é investir e fazer com que as pessoas não saiam do meio rural para a zona urbana. É criar  oportunidades de melhorar de vida.

“As comunidades de São Benedito, experimentam este momento”. E, as instituições juntas podem fazer muito pelo homem do campo. É este o trabalho do Senar.

O prefeito Maurício Carneiro Fernandes falou da importância do desenvolvimento do meio rural e da parceria com o sistema Faema/Senar. “A gente espera que esta iniciativa seja o pontapé inicial para que os jovens envolvidos possam garantir um futuro melhor”, frisou ele.

Para o presidente do sindicato dos Produtores Rurais de São Benedito do Rio Preto,   Eleozar Alves Carneiro, é bastante satisfatório ver mais uma etapa realizada, onde prefeitura e as instituições Faema/Senar, promovem formação aos jovens.

“Estamos dando oportunidade por meio do Senar para que o jovem deste município possa ver o mundo”, disse elevando parcerias, segundo ele, essenciais no processo.

O evento foi coroado com a entrega de prêmio pela prefeitura  de um notebook à estudante Safira Barros Lima.