Senar participa  da festa de  emancipação de Anapurus certificando produtores rurais

 

 

publicação III
Comemoração da emancipação do município de Anapurus, com apresentação do grupo ‘Sons do Alto’.

Entrega de certificados a produtores rurais e exposição de artesanato, alimentos doces e salgados marcaram a festa de 50 anos  de emancipação do município de Anapurus, localizado a 280 quilômetros de São Luís.

Realizada na Praça José Pires Monteles, o evento reuniu centenas de pessoas, dentre elas, o superintendente do Senar, Luiz Figueiredo, a prefeita Tina Monteles, a coordenadora do  Centro de Referência de Assistência Social, (CRAS), Maria do Socorro Monteles, secretários municipais, produtores rurais e convidados.

[CLIQUE NAS FOTOS PARA AMPLIAR]

De acordo com coordenadora do  CRAS, cento e cinquenta pessoas  de três comunidades e da sede se qualificaram. Muitas delas já atuam no mercado local com produção de artesanato feito à base de material reciclável, fibra de bananeira e tecido.

Outras, no entanto, vendem bordados e pintura em pano. Também tem aquelas que  produzem  doces e salgados e  alimentação alternativa. Alguns  se qualificaram em primeiros socorros, piscicultura, plantas ornamentais, dentre outros. Muitos dos participantes são atendidos pelo CRAS, uma forma, segundo a coordenadora, de promover socialmente famílias que vivem  em condições de risco e vulnerabilidade.

Bebedouro

Zilda Arouche é dona de casa, moradora do povoado  Bebedouro e participou do curso de doces e salgados. É atendida pela CRAS de Anapurus e disse  ter feito uma excelente aposta ao investir tempo na capacitação do Senar.

“É uma ótima oportunidade de aprender e vender para adquirir  renda própria”, disse ela, em conformidade com Ana Maria Sousa Braide que também fez o curso de alimentos doces e salgados e agora, qualificada e certificada pelo Senar, aposta em uma lanchonete. “Ganhei mais conhecimento e condições de ter meu próprio negócio”, disse a produtora rural anapuruense.

Convidado especialmente para a ocasião, Luiz Figueiredo visitou o espaço de artesanato criado pelas produtoras rurais integrantes dos  cursos oferecidos pelo Senar na região. Apreciou as homenagens alusivas ao aniversário do município e integrou a mesa de autoridades para a abertura da festa que culminou com a entrega de certificados aos produtores presentes.

“Município nenhum pode crescer sem que tenhamos um pé fincado no setor rural. Onde se tem um setor rural forte, as ações de crescimento, as ações econômicas e sociais aparecem”, disse ele acrescentando que à medida que o agronegócio floresce, os empregos aparecem  e a renda do município começa a crescer.

Para a Maria do Socorro Monteles, a presença do gestor do Senar no local fortaleceu o empreendimento que agora aflora no município e região do Baixo Parnaíba. Monteles enaltece a parceria, onde em sua opinião, é fundamental para a aquisição de  renda e a elevação da  qualidade de vida.

“De suma importância a presença do gestor do Senar aqui nesta noite. A sua participação fortalece o compromisso que temos com o produtor rural”, disse, destacando o sucesso nas áreas da culinária, artesanato e pesca depois do investimento implementado pelo Senar e prefeitura, ao tempo em que revela  novos cursos para o próximo ano.

A prefeita Tina Monteles reforça a importância da parceria. Segundo ela a amizade e o conhecimento são primordiais para que  as pessoas possam melhorar suas vidas.

“O trabalho do Senar com a prefeitura ajuda a dar condições  melhores de vida, ao mesmo tempo que faz crescer e dar  a chance de emprego e renda. Isso ajuda o município”, ressaltou ela.

O aniversário de Anapurus contou com diversas homenagens, dentre elas a apresentação do grupo da igreja Assembleia de Deus, ‘Sons do Alto’, de alunos em idade de 4 a 6 anos, da creche municipal  Casulo – e de jovens fantasiadas de índias, remetendo á origem do nome do município.