Inscrições para o Curso Técnico em Agronegócio do SENAR encerram nesta segunda

Processo seletivo oferece 2.603 vagas em 58 polos distribuídos por 19 Estados do Brasil

Balsas II

Brasília – Terminam nesta segunda-feira (15/02) as inscrições para o  processo seletivo do Curso Técnico em Agronegócio da Rede e-Tec Brasil no SENAR  (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). Em todo o País a concorrência é grande e a tendência é que ela cresça ainda mais nestes últimos dias de inscrição. Estão sendo oferecidas 2.603 vagas em 58 polos de apoio da rede distribuídos por 19 Estados e, até agora, elas já são disputadas por cerca de 12.200 candidatos.

Em algumas localidades a procura foi tão grande que as inscrições acabaram encerradas antes do prazo por falta de horários disponíveis para o teste de seleção, uma vez que as provas são aplicadas individualmente. Em Goiás, por exemplo, três dos cinco polos de apoio da rede no Estado, tiveram suas vagas para o exame esgotadas rapidamente, logo nos primeiros dias de inscrição. Foi o caso dos polos de Anápolis, Rio Verde e Cristalina, sendo que o último conseguiu abrir horários extras na agenda e ainda está recebendo inscrições.

Para a coordenadora pedagógica da Rede e-Tec Brasil no SENAR em Goiás, Ludmilla Danas, a grande concorrência não é nenhuma surpresa. “O curso vem tendo uma repercussão muito positiva em função da sua qualidade, conteúdo e currículo excelentes, professores e tutores bem preparados, além da associação entre a teoria e a prática”.

Os próprios alunos divulgam,  fazem propaganda, no boca a boca e nas redes sociais. E o grande diferencial é o foco no empreendedorismo. Estamos formando gestores rurais. Ao mesmo tempo em que aprimora a técnica, o aluno desenvolve sua capacidade de gestão”.

No  Maranhão, cerca de 800 pessoas se inscreveram. Os inscritos participarão até o próximo dia 19, (sexta-feira), da seleção que será aplicada nos polos de Balsas, Colinas e Chapadinha. As aulas para os aprovados terão início no próximo dia 05 de março quando, na ocasião, será ministrada aula inaugural, (ou 1º encontro presencial). Cada polo terá turma formada por 30 alunos.

Foco na gestão

Implantado no início de 2015, o Curso Técnico em Agronegócio é um parceria entre o SENAR e o Ministério da Educação (MEC) para tornar o ensino formal de nível técnico mais acessível à população do campo. Gratuito e com 80% das suas 1.230 horas-aula na modalidade a distância, o curso garante ao aluno certa flexibilidade de horários. O conteúdo fica disponível no portal http://etec.senar.org.br/ e pode ser acessado a qualquer hora. Embora ocupem menor espaço no currículo, a quantidade de aulas presenciais obrigatórias é considerável e os alunos devem se organizar para participar. As atividades presenciais acontecem nos polos de apoio ou em propriedades rurais e fazem toda diferença, permitindo ao aluno exercitar a prática.