Previous slide
Next slide
Previous slide
Next slide

Inscrições para capacitações do ABC Cerrado seguem abertas

 

Técnicos do SENAR Brasil participam de treinamento em ferramenta de monitoramento até amanhã em Brasília

 Brasília (12/02/2016) – Produtores e técnicos que desejam participar das capacitações do Projeto ABC Cerrado ainda podem fazer as suas inscrições. Os interessados precisam preencher uma ficha disponível no endereço http://bit.ly/1QiXIaB, mas é importante ficar atento, pois as vagas são limitadas.

Os cursos são gratuitos e o participante poderá escolher uma das quatro tecnologias sustentáveis de produção para ser capacitado: recuperação de pastagens degradadas, integração lavoura-pecuária-floresta, sistema plantio direto e florestas plantadas. Os treinamentos têm carga horária de 56 horas, divididos em quatro encontros.

Também vale lembrar que a conclusão de uma das capacitações é pré-requisito para receber a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) gratuita do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). A expectativa é que até o final do primeiro semestre de 2016 sejam capacitados, aproximadamente, 4.200 produtores e técnicos.

“Esse é o momento dos produtores rurais e técnicos fazerem a sua inscrição. No nosso site estão disponíveis todas as informações e critérios para participar. É importante ressaltar que as Regionais do SENAR continuam promovendo seminários de divulgação e sensibilização”, declara o coordenador técnico do ABC Cerrado, Mateus Tavares.

Monitoramento maior

Para aprimorar o monitoramento do Projeto ABC Cerrado, 14 técnicos do Departamento de Educação Profissional e Promoção Social (DEPPS), Departamento de Inovação e Conhecimento (DIC) e da ATeG do SENAR participam, desde ontem, de um treinamento em uma nova ferramenta.

Segundo Tavares, o sistema vai permitir o acompanhamento passo-a-passo do projeto pela equipe de gestão em Brasília. A carga horária é de oito horas e existe a previsão de oferecer a capacitação para as oito Regionais do SENAR envolvidas na iniciativa.

“O ABC Cerrado é um projeto prioritário para o SENAR. Essa ferramenta vai auxiliar no cumprimento das etapas e metas previstas, além de dar uma segurança maior para o produtor na hora de repassarmos as orientações”, explica.

Projeto ABC Cerrado

Ação conjunta do SENAR, do Ministério da Agricultura e da Embrapa, o Projeto ABC Cerrado  difunde e incentiva a adoção de práticas sustentáveis para a redução das emissões de gases de efeito estufa e sensibiliza o produtor para que ele invista na sua propriedade para impulsionar produtividade e renda,  mantendo o meio ambiente preservado. O SENAR é responsável pela formação profissional dos produtores nas tecnologias e pela assistência técnica e gerencial de propriedades rurais, com recursos do Programa de Investimentos em Florestas (FIP, sigla em inglês) – administrados pelo Banco Mundial, que doou US$ 10,6 milhões para a execução do projeto.

O ABC Cerrado atende oito Estados do Bioma Cerrado (Goiás, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Maranhão, Bahia, Piauí, Minas Gerais e o Distrito Federal), num período de três anos, com a promoção de quatro processos tecnológicos: recuperação de pastagens degradadas, integração lavoura-pecuária-floresta, sistema plantio direto e florestas plantadas. Ao todo, 12 mil produtores rurais vão receber capacitação e, desse total, 1.600 propriedades – nos Estados de Minas Gerais, Goiás, Tocantins e Mato Grosso do Sul – receberão, também, assistência técnica.