Sete dias de atividades reuniram produtores, mulheres do agro, especialistas, estudantes e visitantes em uma programação marcada por capacitações, tecnologia, negócios e integração entre instituições
Realizada no Parque de Exposições José Egídio Quintal Filho – feira promovida pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Açailândia, em parceria com o Sistema Faema/Senar, Sebrae e demais parceiros, consolidou uma programação voltada ao conhecimento, tecnologia, negócios e valorização do homem e da mulher do campo. O evento reuniu exposição e comercialização de máquinas e animais, imprimiu a sua marca com cavalgada, rodeio e palestras técnicas, leilões, cursos e palestras voltados ao fortalecimento do agronegócio regional.
Destaca-se um balanço positivo de uma semana de intensa programação voltada ao fortalecimento do setor produtivo rural. O evento reuniu produtores rurais, empreendedores, técnicos, especialistas, estudantes e visitantes em uma agenda marcada por capacitação, inovação, tecnologia e troca de experiências. Ao longo da programação, o conhecimento esteve no centro das atividades.

Do sistema Faema/Senar, um grande elenco de ações que despertou grande interesse a um grupo de profissionais e produtores de vários segmentos rurais. Destaque aqui para a Trilha do Leite, que foi um dos primeiros projetos que gerou interesse a um público seleto de especialistas e produtores de leite da região.
Realizado no Laticínio União do produtor rural e empreendedor local José Hermano Santos de Sousa, a programação incluiu visitas ao setor de silagem, manejo de bezerreiro, organização do rebanho e sanidade. A proposta foi aproximar visitantes de soluções aplicáveis à rotina das propriedades, demonstrando que a adoção de boas práticas e o acompanhamento técnico podem contribuir diretamente para a eficiência e a produtividade no campo. A programação também contou com o Encontro de Olericultura, reunindo produtores de Açailândia e região em uma agenda dedicada à troca de conhecimentos e à apresentação de alternativas para melhorar a produção.

Outro destaque foi o I Encontro Regional das Mulheres do Agro, que colocou em evidência o protagonismo feminino, a liderança e a participação das mulheres nas atividades rurais e também dentro das entidades representativas do setor. Com roteiro enxuto formado por palestras, debates, informações sobre investimentos e oportunidades, além de focar em sucessão familiar, o encontro proporcionou ainda um importante ambiente de relacionamento e networking, aproximando produtoras, lideranças e representantes do setor.
“O movimento mostra o valor que a mulher tem dentro do setor rural, especialmente dentro da entidade sindical. Ele nasceu com o intuito de valorizar a mulher dentro das atividades do campo. Ponto para o sistema Faema/Senar que iniciou tudo isto e para o Sindicato que abraçou a causa e segue firme no proposito de preparar as mulheres para encarar os desafios”, destacou a presidente da Comissão Municipal das Mulheres do Agro de Açailândia, Silene Scarton, durante o Encontro de grande prestígio, que movimentou o espaço Juntos pelo Agro.

Outro grande destaque da feira foi o Encontro de Produtores Rurais de Bovinocultura de Corte, que reuniu especialistas, representantes de empresas parceiras e profissionais com atuação no mercado para discutir temas estratégicos para a pecuária. Gestão, manejo, mercado, ciclo produtivo, demanda, exportações e perspectivas para a atividade estiveram entre os assuntos abordados, levando informação atualizada para os produtores e ampliando a visão sobre os desafios e oportunidades da cadeia.
Espaço Juntos pelo Agro
A presença do Sistema Faema/Senar ganhou ainda mais força no Espaço Juntos pelo Agro, que se transformou em um dos grandes pontos de visitação da I AgroAçailândia. Organizado em parceria com o Sebrae, o espaço reuniu vitrines e oficinas tecnológicas, ações de assistência técnica, empreendedorismo e gestão, além de consultorias da CNA Fiagro e outras atividades destinadas a produtores e visitantes.

As vitrines de fruticultura, meliponicultura, silagem e cerca elétrica, entre outras demonstrações práticas, chamaram a atenção do público ao apresentar tecnologias e alternativas que podem ser incorporadas às propriedades rurais. As atividades foram conduzidas com o suporte das equipes técnicas e de organização de eventos do Sistema Faema/Senar, proporcionando ao público uma experiência prática e acessível sobre soluções para o campo.

A programação de capacitação também contemplou cursos e oficinas direcionados a diferentes públicos, incluindo produtores rurais, jovens, adultos e estudantes. Entre os conteúdos esteve a formação relacionada ao uso de drones, além de capacitações voltadas às atividades agropecuárias e ao desenvolvimento profissional, reforçando o papel do Senar na democratização do acesso ao conhecimento e na preparação de pessoas para os novos desafios do meio rural.

A CNA Fiagro também marcou presença com serviços de consultoria, aproximando o produtor rural de informações e orientações relacionadas ao acesso ao crédito e às oportunidades de investimento. A iniciativa integrou uma estratégia mais ampla de apoio ao produtor, unindo conhecimento, assistência técnica, gestão e instrumentos capazes de contribuir para o crescimento sustentável das propriedades.
Ao fazer um balanço dos oito dias de feira, o Sinpra destaca a integração construída com as instituições parceiras e a participação do público nas diversas atividades. A I AgroAçailândia deixou como resultado não apenas a movimentação do parque, mas, principalmente, a disseminação de conhecimento, a valorização dos produtores e produtoras rurais e a criação de novas conexões para o desenvolvimento do agro regional.

A primeira edição da feira mostrou, na prática, a força da união entre entidades, instituições, empresas e produtores. Com o apoio do Sistema Faema/Senar, Sebrae e demais parceiros, o Sinpra consolidou uma programação que colocou o conhecimento no centro das discussões e apresentou caminhos para uma produção mais eficiente, tecnológica e sustentável.
Para a presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Açailândia, Krislaine Figueiredo, a parceria foi fundamental para o sucesso da primeira edição da feira e para a oferta de conhecimento aos participantes.
“Quero agradecer todos os parceiros, em especial o Sistema Faema/Senar, que veio com grande aporte, sempre pensando na melhoria do produtor rural, que é o foco principal do nosso trabalho”, ressaltou a dirigente sindical.
Na avaliação de Carlos Antônio Feitosa de Sá, a participação na I AgroAçailândia reafirmou o compromisso da instituição com a interiorização das ações e com a oferta de soluções que contribuam efetivamente para o desenvolvimento do produtor rural. “A presença no Espaço Juntos pelo Agro possibilitou integrar assistência técnica, formação profissional, parceria, inovação, tecnologia e informação em um mesmo ambiente, aproximando o Sistema das demandas e da realidade dos produtores da região”, frisou o presidente da entidade.

“A parceria entre o Sebrae e o Senar, por meio do programa Juntos Pelo Agro, reforça o compromisso das instituições com o fortalecimento do agronegócio maranhense. A participação na Agro Açailândia amplia a aproximação com produtores rurais e empreendedores, promovendo qualificação, gestão, inovação e acesso a soluções que contribuem para o aumento da competitividade e da sustentabilidade das atividades no campo”, destacou Breno o gerente regional do Sebrae Açailândia.