Federação de Agricultura mobiliza produtores para audiência pública

Raimundo AÇAILANDIA
Raimundo Coelho, durante reunião com produtores rurais na região Tocantina.

A Federação de Agricultura e Pecuária do Maranhão, (Faema), e o governo do estado, por intermédio da Sagrima, (Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Pesca), encerraram esta semana nas cidades de Açailândia, Imperatriz e Presidente Dutra, respectivamente, agenda de mobilização  de produtores rurais. As ações têm como objetivo mobilizar os agropecuaristas para o debate sobre políticas públicas para a  exportação de boi vivo por meio do Porto do Itaqui.

Este assunto será debatido, no próximo dia 03, na Assembleia Legislativa por especialistas em audiência pública, proposta pelo deputado César Pires, (DEM),   e divulgado em diversas regiões maranhenses pela Faema por meio de palestras ministradas pelo presidente Raimundo Coelho e pelo professor César Viana. Foi apresentado também, na oportunidade, o programa   Assistência Técnica e Gerencial, (AteG), por  técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, (Senar).

Lideranças

O presidente da Faema, Raimundo Coelho encabeça as reuniões com apoio de equipe formada por técnicos do sistema Faema/Senar e com presidentes de sindicatos de produtores rurais de diversos municípios maranhenses, mas também  de lideranças políticas e sindicais, bem como  o secretário da Sagrima, Márcio Honaiser, que  na região tocantina ministrou palestra  licenciamento ambiental e apresentou a política de desenvolvimento agropecuária do estado, com ênfase nos agropolos, lançados recentemente em São Luís.

“A interação com  produtores têm sido positiva e esperamos que este apoio se concretize não somente na audiência pública, mas em outros programas que buscam a melhorar a política de desenvolvimento da agricultura no estado”, afirmou Raimundo Coelho, sobre a participação de produtores no processo de mobilização.