FAEMA integra o Conselho Empresarial do Maranhão

Os empresários terão, pela primeira vez, participação efetiva na definição da política de investimentos delineada pelo Governo do Estado. Ratificando compromisso firmado antes de tomar posse, o governador Flávio Dino instalou, nesta terça-feira (13), o Conselho Empresarial do Maranhão (Cema) que será composto por secretários estaduais e representantes das organizações empresariais e dos produtoras rurais.

Governador Flávio Dino, secretários e membros do Cema
Governador Flávio Dino, secretários e membros do Cema

Na reunião para instalação do Cema, o governador recebeu dos presidentes das entidades empresariais sugestões para aumento da produção local. “Este é o momento de começar a solucionar um quadro desafiador que temos no Maranhão. É hora de colocar as nossas riquezas e a nossa produção para atingir cada vez mais pessoas”, afirmou o governador.

O conselho é um espaço deliberativo que garante a participação efetiva de investidores maranhenses na definição de ações públicas de desenvolvimento. As ações serão focadas em diferentes segmentos, representados no conselho por câmaras setoriais que abrangerão os setores de turismo, agronegócio, energia e gás, minério, metalurgia, comércio e serviços e infraestrutura.

Em cada câmara haverá representantes do Governo do Estado e de setores da iniciativa privada. Outra atribuição do conselho é definir estratégias de inovação tecnológica e também apoio e fomento às micro e pequenas empresas. A Federação da Agricultura e Pecuária do Maranhão (Faema) esteve representada pelo presidente José Hilton Coelho de Sousa.

Primeira reunião

Na primeira reunião de trabalho com os empresários, Flávio Dino enfatizou a importância de consolidar a participação empresarial nas câmaras setoriais.  O Conselho será presidido pelo próprio governador.

De acordo com o presidente da Faema, duas prioridades do setor produtivo rural foram destacadas no evento: A urgência para solução do problema da Licença Ambiental e a conclusão do Zoneamento do Estado, como instrumento de planejamento.

Entidades integrantes do Conselho

 Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão (Faema)

Associação Comercial do Maranhão (ACM)

Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL)

Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio)

Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema)