Estande do sistema Faema/Senar é uma das atrações da 57ª Expoema

Os produtores rurais encontrarão um moderno estande para exposição de serviços prestados, oficinas de produção de farinha e cachaça, além da realização de cursos e palestras

SAM_2968

A 57ª Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema) foi aberta oficialmente neste domingo (1/9), no Parque Independência, com participação do secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Cláudio Azevedo, que representou a governadora Roseana Sarney, do presidente da Associação de Criadores do Maranhão (Ascem), Assub Neto, outras autoridades e produtores rurais.

Com grandes expectativas para o evento, Assub Neto ressaltou que o Maranhão tem se destacado como o segundo maior rebanho bovino do Nordeste que é fruto do trabalho dos pecuaristas da região. “O Maranhão é o estado da vez. A classe produtora maranhense soube fazer sua hora. Estamos vivendo um novo Maranhão, com perspectivas de maior crescimento, especialmente com a certificação do estado como Zona Livre da Aftosa”, afirmou.

SAM_2970O secretário Cláudio Azevedo também demonstrou seu contentamento com a certificação do estado como Zona Livre da Febre Aftosa e confirmou a presença do Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Antônio Andrade, para solenidade de assinatura da portaria da certificação, nesta segunda-feira (2). “Foi uma luta árdua para chegarmos a esta conquista que qualifica ainda mais nossa produção. Tenho que parabenizar os pequenos e grandes criadores que colaboraram vacinando seus animais”, disse.

De acordo com o presidente da Faema, José Hilton Coelho de Sousa, que participou da solenidade de abertura da Expoema/2013, a entidade que representa o sistema sindical patronal rural no Maranhão, mais uma vez prestigia esse importante evento da agropecuária maranhense, com um moderno estande para exposição de serviços prestados, demonstrações de oficinas de produção de farinha e cachaça, além da realização de palestras sobre Recuperação de Pastagens Degradadas, Programa ABC e Créditos de Carbono e o Novo Código Florestal. Também serão oferecidos cursos sobre casqueamento de bovinos e casqueamento e ferrageamento de equinos, com o instrutor Carlos Ferraz, do Senar-GO.  “Na terça-feira (3) faremos a apresentação do CNA Card, o cartão que vai  facilitar a vida do produtor rural”, anunciou José Hilton.

Este ano, representantes dos estados do Ceará, Piauí, Bahia, Sergipe e Pernambuco participam da exposição. Espera-se que aproximadamente 200 mil visitantes passem pelo Parque Independência até o dia 8 deste mês, quando será encerrada a Expoema 2013.