Em Bacabal, evento reuniu mais de 30 expositores, movimentou R$ 12 milhões em negócios e destacou o protagonismo de produtores e mulheres do agro

18ª Agrofeira de Bacabal ocorreu de 20 a 24 de agosto, com a expectativa de que próxima edição já aconteça em novo parque de exposições


A 18ª Agrofeira de Bacabal consolidou-se como um dos principais eventos do agronegócio no Maranhão. Durante cinco dias, milhares de visitantes participaram de uma programação diversificada, que reuniu mais de 30 expositores e patrocinadores dos segmentos de alimentação, drones, máquinas e implementos agrícolas, perfumes importados, lojas agropecuárias, troncos, balanças, venda de animais e serviços especializados.

O evento movimentou cerca de R$ 12 milhões entre negócios realizados e prospectados, segundo levantamento do Sistema Faema / Senar, grande parceiro do evento.

Na área técnica, a feira foi marcada pelo 3º Encontro Regional de Mulheres do Agro, que reuniu lideranças femininas para discutir empreendedorismo, sucessão familiar e inovação no campo.

Protagonismo feminino também marcou programação com evento regional

“ O protagonismo feminino no agro é transformador. Ele gera impacto não apenas nas propriedades, mas também nas comunidades, nos municípios e em todo o estado”, destacou Bethânia Santos, presidente da Aproleste.

A supervisora de Assistência Técnica e Gerencial do Senar-MA, Gabriela Nunes, também compartilhou sua trajetória no setor: “Assumir posições de liderança no agro, como mulher, é um convite para outras se integrarem e ocuparem esse espaço que também sempre foi nosso”, disse.

Para Mônica Loiola, presidente da Comissão Estadual de Mulheres do Agro da Faema, a Agrofeira foi um marco de união e conhecimento: “Realizamos um encontro repleto de casos de sucesso e, ao lado dos produtores, discutimos tecnologias e avanços que fortalecem nossa região”, ressaltou a presidente.

Cursos durante a feira capacitaram mais de 30 pessoas durante a semana do evento

Outro ponto alto foi o 2º Encontro de Produtores Rurais de Bacabal e Região, que promoveu palestras técnicas sobre suplementação na bovinocultura de corte, gestão de propriedades e acesso ao crédito. “O sucesso da Agrofeira está na soma: produtores buscando capacitação, público participando e cursos do Senar lotados. Saímos com um resultado muito positivo”, afirmou Ramon Arraes, presidente do Sindicato Rural de Bacabal.

No Espaço Juntos pelo Agro, Senar e Sebrae mostraram soluções integradas para o desenvolvimento da região. “Este é um momento de compartilhar resultados e reforçar o papel das instituições no empreendedorismo rural”, avaliou Emerson Mendes, gerente do Sebrae em Bacabal.

O superintendente do Senar-MA, Luiz Figueiredo, destacou a importância da modernização: “As tecnologias modernas precisam estar à disposição do produtor, e o Senar cumpre esse papel ao oferecer capacitação e assistência técnica”, afirmou.

Já o presidente da Faema, Raimundo Coelho, reforçou a relevância da feira para fortalecer sindicatos e produtores: “Eventos como este aproximam o produtor das soluções em conhecimento e tecnologia, fortalecendo todo o setor”, disse.

.