DIFUNDIDA PELO SENAR EM CAPACITAÇÕES E EVENTOS AGROPECUARIOS, SILAGEM GARANTE SEGURANÇA ALIMENTAR PARA REBANHOS MARANHENSES

Tecnologia foi tema do Dia de Campo “Silagem em Números”, realizado pelo Sistema Faema/Senar e o Sindicato dos Produtores Rurais de Barra do Corda na Fazenda Rio Ourives.

Durante o período de estiagem, quando o pasto perde qualidade e o rebanho sofre com a falta de alimento, produtores maranhenses têm encontrado na silagem uma solução simples e eficiente. A técnica de conservação de volumosos vem garantindo estabilidade nutricional e produtiva à pecuária de corte e leite em Barra do Corda.

Produtor rural Osmar Puça recebeu placa oficializando a Fazenda Rio Ourives como propriedade atendida pelo Senar

Na Fazenda Rio Ourives, o Dia de Campo “Silagem em Números” reuniu produtores, técnicos e parceiros institucionais para demonstrar, na prática, o potencial dessa tecnologia. A iniciativa foi promovida pelo Sistema Faema/Senar-MA e pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Barra do Corda (Sinprobarra), com o apoio de diversas empresas do agro.

Kayro Puça, zootecnista especialista na tecnologia de planejamento forrageiro e supervisor de campo do Senar-MA, explica que a silagem é uma estratégia nutricional indispensável para enfrentar a seca. “Ela garante segurança alimentar dentro da propriedade. O produtor aproveita o excedente do período chuvoso e guarda o alimento para o período crítico. É acessível para qualquer porte de propriedade e muda a realidade da propriedade rural”, garantiu.

Durante Dia de Campo presidente do Sistema Faema / Senar destacou importância da difusão de tecnologias acessíveis para o desenvolvimento sustentável do agro no estado

O gerente comercial da Imperagro, Rogério Komatsu, destacou que a qualidade da silagem depende do cuidado em todas as etapas: “Tudo começa no campo: boa correção de solo, escolha de material genético, manejo adequado e colheita no ponto certo. Depois, é preciso compactar bem e vedar o silo para evitar perdas e garantir qualidade”, orientou.

Para Reysanne Abreu, presidente do Sinprobarra, o trabalho conjunto do sindicato e do Sistema Faema/Senar-MA vem levando tecnologias que melhoram a vida dos produtores. “A silagem é uma novidade que veio pra ficar, e queremos expandir esse trabalho em toda a região”, afirmou.

O presidente do Sistema Faema / Senar, Raimundo Coelho, afirmou que a difusão desta e outras tecnologias comprovadamente eficientes para aumentar a produtividade nas propriedades são foco da atuação da instituição em eventos técnicos e feiras agropecuárias. “Nossa missão é apresentar ao produtor tecnologias acessíveis e eficientes como a silagem e assim contribuir com o desenvolvimento e fortalecimento do nosso agro”, detacou.

Silagem é ponto central em planejamento forrageiro que garante a segurança nutricional e manutenção da produtividade do rebanho mesmo em períodos de estiagem

Segundo Egon Bastos, coordenador regional da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar-MA, os resultados já são concretos. “Os produtores que planejam o volumoso conseguem manter a produção mesmo nos meses secos. A silagem reduziu perdas, melhorou o fluxo de caixa e aumentou a renda das famílias rurais”, resumiu.

Com orientação técnica, planejamento e acesso à informação, a pecuária de Barra do Corda consolida-se como exemplo do uso inteligente de tecnologia no campo, mostrando que o agro maranhense está cada vez mais preparado para produzir de forma sustentável e contínua.