Evento destaca tecnologias, capacitação, presença de lideranças rurais e premia os vencedores do 2º Concurso Leiteiro, fortalecendo a cadeia produtiva do leite na região.
A Fazenda Morada Nova, em Bernardo do Mearim, foi palco neste sábado (15) de um dos maiores eventos já realizados na região do Mearim: o Dia de Campo de Bovinocultura do Leite, que reuniu cerca de 300 participantes entre produtores, técnicos, famílias rurais e lideranças sindicais.
A programação foi organizada pela equipe da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar, comandada pelo supervisor de campo Bruno Sousa e pelo coordenador regional da ATeG, Rozalino Aguiar, representado na oportunidade pelo também coordenador, Ricardo Lucas Machado, que conduziram três estações tecnológicas essenciais para o aprimoramento das propriedades leiteiras — Ordenhadeiras mecânicas, Produção de silagem e Manejo sanitário e reprodutivo.
Entre os momentos mais aguardados esteve o 2º Concurso Leiteiro da região, que emocionou o público e reafirmou o compromisso dos produtores com a melhoria contínua da produção, premiando o grande campeão, o produtor Celestino Granjeiro do povoado Lagoa Velha, em Santo Antônio dos Lopes, que se destaca produzindo cerca de 100 litros de leite por dia com apenas seis vacas em apenas tres hectares de terra. Ao receber o prêmio de um triturador forrageiro — Celestino celebrou:
“A satisfação de ser o primeiro colocado no concurso, atribuo ao meu desempenho e também ao trabalho do Senar junto da minha propriedade. ”
Empenho dos Produtores
A competição reconheceu ainda os demais produtores que se destacaram nas ordenhas: Raimundo Duardo conquistou o segundo lugar; Aderlan dos Santos, o terceiro; Kelson Braga, o quarto; e Francisco de Assis, o quinto lugar. Para o público presente, o torneio foi um exemplo do empenho dos produtores e da capacidade da ATeG de promover melhorias reais no campo.
Lideranças rurais de toda a região marcaram presença, reforçando a relevância do evento para a cadeia produtiva do leite. Entre elas estavam o diretor do Sindicato dos Produtores Rurais de Pedreiras, Michel Patrick; o presidente do Sindicato de Tuntum, George Gomes da Silva; o presidente do Sindicato de Lago da Pedra, Elias Bisneto; o presidente do Sindicato de Lago dos Rodrigues, Magno Moura; o presidente de Peritoró, Severino Moura; o diretor-secretário da Faema, Emerson Macêdo; além de representantes do Banco do Nordeste de Pedreiras e diversos convidados do setor.
O anfitrião do evento, Izaque Pereira Costa, proprietário da Fazenda Morada Nova, destacou a alegria em receber o encontro e reforçou a importância da participação dos produtores nas ações promovidas pelo Senar.
“Estou muito feliz em poder participar e ceder o espaço para o Dia de Campo e dizer que estou à disposição da equipe da ATeG. Aproveito para dizer aos produtores de leite da região que participem mais ativamente dos treinamentos e ações do Senar, porque são os técnicos que nos fazem crescer e adquirir conhecimento”, afirmou.
A presença do presidente do Sistema Faema/Senar, Raimundo Coelho, valorizou ainda mais o evento. Ele destacou os avanços promovidos pela assistência técnica nas propriedades acompanhadas e a importância da união entre os produtores.
“Foi um Dia de Campo que mostrou o valor do trabalho do Senar, com transmissão de conhecimento e bons resultados dos produtores assistidos na cadeia do leite. Essa parceria entre produtor rural assistido e técnicos do Senar só gera mais conhecimento. Junta experiência com a teoria e o resultado é o Maranhão que ganha em produção rural”, ressaltou.
Com demonstrações práticas, troca de experiências e a celebração do esforço dos produtores, o Dia de Campo de Bovinocultura do Leite se consolida como uma iniciativa transformadora no Mearim. O evento evidencia a força do agro na região e reforça o compromisso do Sistema Faema/Senar em promover capacitação, inovação e desenvolvimento sustentável, inspirando novos avanços e fortalecendo a produção leiteira local.