CNA realiza capacitação a distância de produtores em busca do mercado externo

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) realizará uma capacitação a distância do projeto Agro.BR para produtores rurais do Nordeste nos dias 4 e 11 de julho, das 9h às 11h.

O Agro.BR é uma iniciativa da CNA em parceria com a Apex Brasil que engloba ações de internacionalização e promoção comercial de produtos brasileiros do agro.

O treinamento prevê a apresentação de ferramentas práticas utilizadas na exportação e no marketing internacional, desde o planejamento até a negociação com o importador. Também serão repassadas informações para os produtores locais sobre as demandas do mercado internacional.

“Essa ação será mais um passo no avanço do Agro.BR. As empresas do projeto estão se qualificando e se preparando para acessar o mercado internacional e diversificar a pauta de exportações do agro”, afirmou a coordenadora de Relações Internacionais da CNA, Camila Sande.

Segundo o consultor do Agro.BR na Bahia, Roberto Vianna, a programação foi organizada para atender às demandas de conteúdos de comércio exterior levantadas na etapa de sensibilização e voltadas para os produtores, cooperativas e parceiros no âmbito do Projeto Agro.BR na Bahia e no Nordeste.

“A ideia é desenvolver a cultura exportadora para o agro e diversificar mercados, clientes e formas de faturamento. Também queremos incluir novos produtos e regiões, além de dar oportunidades aos pequenos e médios empresários rurais através do associativismo. As exportações ainda são muito concentradas em commodities como a soja e o algodão”, disse ele.

O foco serão as cadeias produtivas inscritas pelo escritório na região, como café, cacau, chocolate, frutas, camarão, mel, especiarias, sucos e polpas. Conforme Roberto Vianna, essa etapa é o início do processo de internacionalização em que outras ações serão realizadas de acordo com o perfil e as demandas das cadeias produtivas previstas no projeto.

O evento será realizado por plataforma virtual e as inscrições podem ser feitas pelo cnabrasil.org.br/agrobr. O link será enviado aos inscritos pelo e-mail informado e a participação no seminário será validada no momento em que acessar a capacitação.