Homens e mulheres do campo foram atendidos com atividades dos programas Saúde do Homem e Útero é Vida
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, (Senar) em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Mirador e a prefeitura local promoveu esta semana atividades de saúde que possibilitaram, homens e mulheres de comunidades rurais receberam atendimento por meio de exames preventivos orientação quanto à nutrição, consultas médicas, realização de teste de glicemia, HIV, Hepatite B e C, sífilis e entrega de medicamentos.
As ações sociais integram os programas Útero é Vida, voltado às mulheres rurais e Saúde do Homem, lançado pelo Senar na ocasião, atraindo um grande número de pessoas de homens que procurou a equipe multidisciplinar de profissionais para a realização de exames essenciais, dentre eles, o PSA, (Antígeno Prostático Específico), que previne o câncer de próstata.
Além disso, os participantes também puderam aferir pressão, receber orientação quanto à escovação, vacinar-se contra a gripe H1N1 e finalmente, receberem aplicação de flúor, assim como suas crianças que se encontravam no evento. Cuidado com a beleza feminina e masculina marcou a ação que ainda fez a entrega de kits de beleza às mulheres e de brindes aos homens. Foram oferecidos lanches a todos os presentes e diversas brincadeiras aos filhos dos miradorenses.
Um total de seiscentas e vinte e quatro pessoas, dentre elas, 383 mulheres e 241 homens participaram de palestras ministradas por profissionais de saúde que se disponibilizaram a atender moradores das comunidades de Cocos, Deodoro, Ibiapira, Santana, Sanharó, Conceição, Liso dentre outros, a convite do Sindicato que mobilizou os trabalhadores por meio de agentes comunitários de saúde e ofertou veículos para o transporte. Ao sair das palestras, os participantes receberam cuidados médicos da equipe que se manteve no local durante todo o dia.
“Foi maravilhoso, pois tivemos o apoio total do Sindicato e da prefeitura de Mirador, que foram os responsáveis pela mobilização e organização do evento junto com o Senar”, destacou a gerente de promoção Social e Educação Formal, Yolanda Gomes.
Waikson Barbosa Lima, colaborador do Sindicato e organizador do evento, diz ter sido um prazer contribuir para a realização da 5ª edição do programa Útero é Vida e a primeira do Saúde do Homem. Ele fala que a atuação do Senar em seu município em sido fundamental, mas não se restringe somente à realização de ambos os programas, mas há muito são aplicados cursos de Formação Profissional Rural, (FPR), sempre com foco na capacitação dos produtores rurais.
“Agradeço ao Senar e toda a equipe envolvida no projeto, que atendeu a todos com satisfação dando o melhor ao homem e mulher do campo”, disse, destacando o apoio e colaboração do presidente do Sindicato, José Pereira Lima Neto, a presteza do Senar, por intermédio de seu presidente, Raimundo Coelho, do superintendente Luiz Figueiredo e da gerente de Promoção Social e Educação Formal, Yolanda Gomes.