Notícias Ações de saúde do Senar são levadas a produtores rurais de municípios maranhenses 20-06-2018
Print Friendly, PDF & Email

O superintendente Luiz Figueiredo fala sobre as ações do Senar, durante evento.

Cerca de 300 pessoas dentre homens, mulheres e crianças, receberam atendimento em ações de Promoção Social (PS), realizadas pelo Senar em parceria com as prefeituras de Anapurus e Parnarama, cujo foco principal foi o programa Saúde Preventiva do Homem e da Mulher Rural. O primeiro deles ocorreu em Anapurus, na comunidade Lagoa do Cigano. Já em Parnarama, os eventos foram realizados em Olho D´água do Nôda e Paiol.

Enfermeiras encaminham mulheres ao exame

Os dois municípios colaboraram com estrutura física e equipe multiprofissional necessárias para dar suporte às atividades que se constituíram em aplicação de vacina contra gripe, para menores de cinco anos e idosos a partir de 60. Também foram feitos teste de aids, hepatite, aferição de pressão, atendimento odontológico, exame preventivo do câncer de colo do útero em mulheres sexualmente ativas e o trabalho de urologista, que atuou com o preventivo de câncer de próstata, em homens acima de 40 anos.

Entrega de kit de beleza a mulheres que submeteram ao preventivo

O Programa Saúde da Mulher Rural tem como objetivo contribuir para a mudança e melhoria das condições de vida e saúde integral das mulheres do meio rural, com ações de educação em saúde e ampliação do acesso aos serviços disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS), em parceria com Secretarias de Saúde e prefeituras municipais.

Por outro lado, o Programa Saúde do Homem Rural tem como objetivo gerar oportunidades de educação para a promoção da saúde e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis nos homens do meio rural, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida.

As ações de Promoção Social do Senar reúnem um conjunto de atividades com enfoque educativo, que possibilita ao produtor rural e às suas famílias a aquisição de conhecimentos, o desenvolvimento de habilidades pessoais e sociais e mudanças de atitudes, favorecendo uma melhor qualidade de vida e participação proativa na comunidade rural.

Procedimentos

Em Parnarama a programação contou com a orientação sobre políticas públicas na agricultura, realização de DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf), assistência psicológica, além de palestras focadas nos procedimentos realizados no local.

Participou pelo Senar o superintendente Luiz Figueiredo e a coordenadora de promoção Social (PS) Yolanda Gomes. Da prefeitura estavam: o vice-prefeito Gilson Moura, a secretária de Políticas para as Mulheres Shirlene Costa, que representou o prefeito Raimundo Silveira, na oportunidade.

Estiveram presentes ainda, os secretários de agricultura, de educação e o de assistência social. O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Caxias, Benedito Moura, lideranças rurais e convidados do campo e da cidade, foram prestigiar o trabalho que mobilizou a localidade com atenção básica de saúde e assistência social.

Para a coordenadora de Programas Sociais (PS) do Senar, Yolanda Gomes, os eventos que aconteceram até agora em Anapurus e Parnarama atenderam na plenitude as expectativas do Senar.

“Aquela mulher que nunca se submeteu ao preventivo ou que por algum motivo havia deixado de fazê-lo, saiu do evento consciente da sua importância e da necessidade de realização do exame”, disse ela, lembrando que além do preventivo, a equipe de profissionais de Saúde ministrou palestra sobre a conscientização.

“Essas atividades são gratificantes para nós que fazemos parte da secretaria de Saúde de Parnarama, assim como a parceria com o Senar que atende a população com um serviço de qualidade, não somente nessa área, mas também na educação e em outros segmentos essenciais para a população”, destacou o secretário de Saúde Luís Barbosa.

Para a produtora rural de 44 anos e mãe de três filhos, Orismar da Silva Lima, o exame chegou no tempo certo de atender as suas necessidades. “A gente gosta porque os serviços de saúde são difíceis para quem mora longe e quase não há tempo para irmos à cidade”.

Outra que também ficou satisfeita com a iniciativa foi Maria de Jesus Ribeiro, de 60 anos e mãe de um filho. “Gosto sim, porque traz saúde para a população. Nós precisamos muito deste tipo de atendimento”, disse ela agradecida ao Senar e à prefeitura.