Menu fechado

Sistema Faema/Senar se faz presente na abertura da  ExpoCodó

Print Friendly, PDF & Email
O superintendente  do Senar Luiz Figueiredo na abertura da 43ª ExpoCodó, neste final de semana.
O superintendente  do Senar Luiz Figueiredo na abertura da 43ª ExpoCodó, neste final de semana.

Gestores do  sistema Faema/Senar, Raimundo Coelho, e Luiz Figueiredo, participaram neste final de semana na cidade de Codó, da abertura da 43ª ExpoCodó –  Feira Agropecuária que tem a finalidade de movimentar  a economia local por meio do agronegócio, disponibilizando ao público estandes com animais (corte e leiteiro) e  produtos agropecuários.

Além de promover o agronegócio na região, a exposição visa também promover a revitalização do Parque  Agropecuário Valter Zaidan,  que no período da Exposição, agrega estandes para a comercialização de carros, motos, máquinas e equipamentos agrícolas, móveis, alimentação, artesanato e produtos da agricultura familiar. Nele, ainda haverá durante toda a semana, extensa programação contendo diversas apresentações folclóricas, típicas da  região.

 Ao lado do prefeito de Codó, (Zito Rolim), pelo titular da Sagrima, (Márcio Honaiser) e por produtores rurais, Raimundo Coelho, (Faema) e Luiz Figueiredo, (Senar), acompanham o beneficiamento da farinha de mandioca, no estande do Senar, na ExpoCodó.
Ao lado do prefeito de Codó, (Zito Rolim), pelo titular da Sagrima, (Márcio Honaiser) e por produtores rurais, Raimundo Coelho, (Faema) e Luiz Figueiredo, (Senar), acompanham o beneficiamento da farinha de mandioca, no estande do Senar, na ExpoCodó.

A ExpoCodó é uma realização da Associação dos Criadores do Vale do Itapecuru, (ACRIVI), em parceria com sistema Faema/Senar, Governo do Estado, (Sagrima/Sema), prefeitura municipal, empresariado local e regional e outras instituições ligadas ao agronegócio.

Negócios

Durante nove dias, produtores rurais  de todo estado poderão fechar negócios e conhecer de perto a produção daquela região, e, mais ainda, conhecer no estande do sistema Faema/Senar as Oficinas de Beneficiamento de Cachaça e Beneficiamento de Farinha, bem como fazer o seu cadastramento ambiental rural, (CAR), por meio de técnico  disponível.

Aos produtores rurais serão oferecidos ainda, treinamento com os temas: “Mecanização e tratorista agrícola”, no estande do sistema Faema/Senar, (no local da Feira), e “Doces e compotas”, (comunidade São Benedito dos Colocados).

Na abertura da Exposição, o superintendente do Senar, Luiz Figueiredo, disse que o agronegócio se constitui em grande âncora  no desenvolvimento nacional. “O mercado externo é valorizado por meio do agronegócio que cresce, floresce e dá sustentabilidade à economia. Com esse intuito é que estamos presentes mais uma vez, para ajudar os produtores”, disse, destacando a presença do sistema Faema/Senar na Feira.

Raimundo Coelho, da Faema,  afirmou que produzir alimentos é essencial. Por isso  é necessária a valorização da classe, não somente no Maranhão, mas em todo o mundo. “A Faema está presente em todos os eventos  agropecuários com cursos, palestras, tudo o que é importante para o produtor rural”, disse.

O presidente da ACRIVI, Iêdo Barros, agradeceu a todos os participantes e afirmou ser o sistema Faema/Senar de grande valia ao produtor rural, uma vez que traz  a aplicação de capacitação e tecnologia ao homem do campo. “É de uma importância muito grande aos produtores rurais”, disse, gratificado com a presença de todos.

Participaram da abertura, o titular da Sagrima, (Márcio Honaiser), o secretário adjunto da Sema, (Antônio Rosendo), o prefeito de Codó, (Zito Rolim),  empresários, agropecuaristas, comerciantes, representantes da OAB-MA e produtores rurais de diversas regiões.