Brasília (20/04/2017) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), as Federações Estaduais, as entidades do Conselho do Agro e a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) vão atuar unidas para construir uma solução que beneficie os produtores rurais afetados pela decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a constitucionalidade da cobrança do Funrural.
Os dirigentes de todas as Federações da Agricultura e Pecuária que compõem o sistema CNA, reunidos na sede da entidade na manhã de terça (19), afirmaram por meio de nota que “a unidade de ação do Sistema CNA é fundamental para a proteção dos interesses permanentes do setor agropecuário”.
Em relação às medidas que serão tomadas sobre o Funrural, o texto da nota diz que “a CNA reconhece que a decisão do Supremo não beneficia todas as cadeias produtivas. Assim, a nossa unidade será usada para construir uma solução para os passivos gerados pela decisão do STF que seja favorável aos produtores e beneficie todas as cadeias produtivas”.
Será proposto ainda que os produtores possam optar, como base de contribuição, entre o faturamento e a folha de pagamento. “A melhor maneira de servir aos produtores e ao país é manter a nossa unidade de pensamento e de ação”, conclui o texto da nota.
Na terça (19) à tarde, também na sede da CNA, os representantes das entidades do setor que integram o Conselho do Agro manifestaram “a intenção de trabalhar unidos, e de forma integrada, para encontrar uma solução para o impasse criado pela decisão do Supremo Tribunal Federal sobre a cobrança do Funrural para cadeias do agro”.
O presidente da CNA, João Martins, afirmou que a questão do Funrural só vai ser solucionada “se estivermos todos juntos”.
Depois de participar das reuniões na CNA, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (FAMATO), Normando Corral, em entrevista ao Canal do Produtor, afirmou que o importante agora é que “todas as entidades caminhem juntas para encontrar uma solução para o problema do Funrural”.
Presente à reunião do Conselho do Agro, o presidente da Frente Parlamentar do Agronegócio (FPA), deputado Nilson Leitão (PSDB/MT), falou sobre a necessidade de se encontrar “solução consensual capaz de atender a todos os setores atingidos pela decisão do STF”.
Acesse a nota assinada por todas as Federações estaduais de agricultura: http://www.cnabrasil.org.br/noticias/funrural-unidade-e-acao
Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109 1419
cnabrasil.org.br
canaldoprodutor.tv.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA