Últimos dias de inscrições para o Curso Técnico em Agronegócio da Rede e-Tec Brasil

 

Os candidatos a uma vaga no Curso Técnico em Agronegócio da Rede e-Tec Brasil no SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) têm até sexta-feira, dia 24 para se inscreverem no processo seletivo, mas não devem deixar para a última hora. Como o exame de seleção é individual, as datas e horários de aplicação das provas são limitados. As inscrições podem ser feitas pela internet, no portal  http://etec.senar.org.br/ . Para o curso, são oferecidas 1.981 vagas nos 42 polos de apoio da rede, distribuídos por 15 estados além do Distrito Federal.

 Jarbas Cordeiro, aluno do polo de Alexânia da Rede e-Tec Brasil no Senar
Jarbas Cordeiro, aluno do polo de Alexânia da Rede e-Tec Brasil no Senar

Gratuito e com 80% de suas aulas na modalidade a distância, o Curso Técnico em Agronegócio, lançado no início deste ano pelo SENAR,  vem alcançando alto índice de aprovação entre os alunos. Jarbas de Farias Cordeiro entre eles. Na condição de aluno do polo de Alexânia (GO), mas com  a segurança e a experiência de quem é  também produtor, professor e tutor de ensino a distância,  não poupa elogios à qualidade do curso.

“Cada dia que passa vou me entusiasmando mais. Tudo é positivo, o formato, a metodologia, as aulas, os professores extremamente técnicos e didáticos. O conteúdo ministrado no primeiro semestre foi além da minha expectativa. Os coordenadores e tutores são fantásticos, incansavelmente nos dando suporte, tirando dúvidas, orientando as atividades de campo”. Parte das aulas, 20%, são realizadas nos polos de apoio presencial e incluem visitas técnicas a propriedades rurais onde o aluno tem a chance de reforçar sua prática e conhecer as novas tecnologias aplicadas no agronegócio.

Visão empreendedora e prática gerencial

Jarbas cresceu brincando com os 13 irmãos  entre as plantações de arroz, feijão, milho, mandioca e pelo babaçual da fazenda do pai em Bacabal, no Maranhão. Desde pequeno, aprendeu a lidar com a terra e só aos 18 anos trocou o campo pela cidade para estudar. Graduado em Administração, em Formação Pedagógica, em Ciências da Computação, e pós-graduado em Educação a Distância, ele agora se prepara para fazer o caminho de volta.

“Meu pai decidiu distribuir suas terras entre os filhos e vi que precisava me preparar tecnicamente para administrar bem os negócios. Então, quando surgiu a oportunidade de fazer esse curso do SENAR eu mergulhei de cabeça e estou me dedicando de corpo e alma. Gosto muito de inovar e sempre que vou para as aulas presenciais fico projetando novas oportunidades de negócios”.

O entusiasmo de Jarbas cresce ainda mais a cada visita técnica que o curso promove em fazendas da região de Alexânia. “Na primeira visita que fizemos já fiquei animado com as tecnologias empregadas no local.  E tudo o que estou aprendendo no curso já vou colocando em prática nas terras que já venho administrando junto com meus irmãos”.

Aluno aplicado, Jarbas coloca seu empreendedorismo em prática não só nos negócios pessoais. “Fizemos uma visita técnica à uma propriedade que produz maracujá e eu descobri uma oportunidade para fazer o empreendimento  crescer e dar mais lucro. Já estou trabalhando no projeto para apresentar aos meus professores do curso e ao proprietário. O produtor sabe produzir mas, em geral, não sabe como nem pra quem vender bem. No curso passamos a ter uma visão empreendedora e uma prática gerencial”.

Os polos de apoio presencial da Rede e-Tec Brasil no SENAR ficam no Distrito Federal e nos estados de Alagoas, Amazonas, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins. Para saber mais sobre a seleção para o Curso Técnico em Agronegócios, os interessados podem acessar o edital publicado no portal da rede (http://etec.senar.org.br/) ou ligar para o 0800 642 0999.